Policia

Investigação da execução de Rodrigo Neto é prorrogada por mais 60 dias

O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz (centro), o comandante geral da PM, Coronel Márcio Martins Sant´Ana, e o chefe da PC, Cylton Brandão da Matta: cúpula hoje em Ipatinga

(Da Redação) – A poucos dias de completar um mês da execução do jornalista Rodrigo Neto, a Polícia Civil anunciou ontem (4) que a conclusão do inquérito policial foi prorrogada por mais 60 dias. O prazo normal é de 30 dias. O pedido foi feito pelo delegado Emerson Morais, responsável pelas investigações, à Justiça. A apuração corre em segredo desde o final de março.

Segundo a PC, o inquérito possui mais de 300 páginas distribuídas em dois volumes. Foram ouvidas 23 pessoas, entre familiares, amigos e outras testemunhas. Entre outras medidas, o delegado obteve da Justiça autorização para apreender objetos e documentos capazes de ajudar nas investigações. “Terminamos a primeira etapa do trabalho e temos linhas consistentes de apuração, mas nada ainda pode ser descartado e qualquer detalhe que revelarmos pode colocar tudo a perder”, afirma. Ele confirma que a carta entregue a uma emissora de TV apontando supostos envolvidos também está com a Polícia.

Segundo o chefe do Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Vagner Pinto, a Polícia Civil “precisa de tempo suficiente para esclarecer o assassinato, apontando os envolvidos e esclarecendo a motivação do crime”.

Ele informa que, concluída a primeira etapa da investigação, a equipe comandada pelo delegado Emerson Morais retornou a Belo Horizonte, onde analisa as informações que possui e planeja as próximas fases do trabalho. “Há o momento para apurar e para planejar. Tão logo seja necessário, os policiais retornam a Ipatinga e dão prosseguimento às diligências”, explica.

CÚPULA
Nesta sexta-feira (5), a alta cúpula da segurança de Minas Gerais estará em Ipatinga. Estarão na cidade o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz; o comandante-geral da Polícia Militar, Márcio Martins Sant’ana, e o chefe da Polícia Civil em todo Estado, Cylton Brandão da Matta.

ATO
Na próxima segunda-feira (8), uma manifestação no centro de Ipatinga vai marcar os 30 dias decorridos desde a execução do jornalista Rodrigo Neto. O movimento articulado pelo Comitê Rodrigo Neto acontece às 13h, na Praça 1º de Maio.

Formado por profissionais da imprensa, colegas de trabalho e amigos do repórter covardemente assassinado, o Comitê Rodrigo Neto voltou a se reunir nesta terça-feira (2). Além de um balanço das atividades realizadas até o momento, os integrantes do grupo definiram novas ações para cobrar a apuração do crime.

A campanha desenvolvida pelo Comitê tem como slogan “Rodrigo Neto – Sua voz não vai se calar – Chega de impunidade!”. A manifestação na próxima segunda-feira também acontece com este tema e deverá reunir familiares e amigos de outras vítimas de crimes que permanecem impunes.

O CRIME
Rodrigo Neto de Faria, 38 anos, foi assassinado por volta da 0h30 do dia 8 de março deste ano, numa das mais movimentadas avenidas de Ipatinga. Repórter investigativo e bacharel em direito, ele mantinha um programa no rádio em que abordava crimes cujas investigações não tinham sido concluídas. Em vários destes homicídios, havia a suspeita do envolvimento de policiais e até de grupos de extermínio.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com