Cidades

Minas anuncia novas ações contra dengue

Anastasia presidiu a reunião do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue
(Crédito: Omar Freire/Imprensa MG)

BH – Nesta quinta-feira (04), o governador Antonio Anastasia reuniu mais uma vez secretários e diretores de diversos órgãos do governo que fazem parte do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue para realizar um balanço. O Estado está tomando novas providências para conter o surto e anuncia novas ações.

O governador determinou à Secretaria de Estado de Saúde (SES) que contrate mais mil agentes temporários de endemia para combate à dengue, em acréscimo aos outros mil agentes cuja contratação foi aprovada na semana passada pelo secretário Antônio Jorge e que já estão sendo efetivados. Esses agentes vão atuar em 276 municípios atendidos por meio de 34 consórcios.

Além disso, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) deverá instalar um Sistema de Comando e Operações para controle da dengue no Estado, com a mobilização e participação das Defesas Civis municipais. Pelos próximos 60 dias, a Cedec vai recepcionar os pedidos de auxilio dos municípios e coordenar junto com a Secretaria de Estado de Saúde as avaliações epidemiológicas e medidas necessárias para serem tomadas de forma imediata.

Durante coletiva de imprensa após a reunião, o governador Antonio Anastasia lembrou que nenhuma ação do Estado vai surtir efeito, se cada um, na sua casa, não colaborar para eliminar focos do mosquito da dengue.
“Estamos adotando todas as medidas na alçada do Estado e sempre em articulação com os municípios, que têm a responsabilidade da execução do dia a dia dessa política, com o apoio do Governo Federal. Mais uma vez, peço, de maneira muito enfática, a todos que nos acompanham: este combate à dengue é um combate que tem de ser feito de casa a casa, em cada residência, em cada pequeno ralo”, afirmou Anastasia.

GUERRA CONTRA A DENGUE
A determinação é que todas as secretarias e órgãos do Estado se mobilizem ainda mais para o combate à dengue. As ações anunciadas nesta quinta-feira pelo governador se juntarão a outras já em execução. O Governo do Estado intensificou as ações contra a dengue desde antes do início do período chuvoso, quando os números de casos da doença aumentam significativamente.

Desde então, foram investidos mais de R$ 40 milhões do Tesouro Estadual no combate à doença, incluindo custeio da Força Tarefa, ações de comunicação e mobilização social, contratação de profissionais, celebração de convênios para contração de pessoal, exames, insumos; equipamentos, uniformes, capas de caixa d’água, água sanitária e instalação de unidades de hidratação.

Uma das medidas anunciadas pela Secretaria de Saúde no último dia 23 de março foi o lançamento da campanha de incentivo ao uso da água sanitária (hipoclorito de sódio), visando estimular a participação da população no combate à dengue. Um milhão e meio de litros do hipoclorito de sódio estão sendo entregues durante visita às residências, em 340 municípios, juntamente com o manual de utilização do produto. A água sanitária deve ser empregada em potenciais criadouros, ajudando a evitar a proliferação do mosquito da dengue. A medida visa atingir cerca de 4,5 milhões de pessoas.

HIDRATAÇÃO
Também foram anunciadas, no dia 23 de março, a instalação de sete novas Unidades de Hidratação na região metropolitana de Belo Horizonte, o que elevará o total de unidades para 27, com capacidade para atendimento de até 5,4 mil pessoas por dia. Das sete novas unidades, três ficarão na capital – uma já está funcionando, no Hospital Eduardo de Menezes, e a outra será inaugurada nesta sexta-feira (05), no Hospital Júlia Kubitschek. A terceira unidade será criada, até a segunda quinzena de abril, no Hospital e Maternidade Odete Valadares. As outras quatro unidades serão instaladas nos municípios de Santa Luzia, Contagem, Ribeirão das Neves e Betim.

Também fazem parte das medidas de intensificação do combate à dengue o aumento do Teste Rápido NS1, que permite a detecção precoce dos casos de dengue, principalmente nos primeiros dias de sintomas. Como os resultados saem em 20 minutos, esses testes são uma importante ferramenta para triar amostras para isolamento viral. Dos 50 mil testes adquiridos, o Governo de Minas já distribuiu 30 mil.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com