Cidades

Previsão de 150mm de chuvas acumuladas acende alerta em Timóteo

TIMÓTEO – A partir da divulgação do boletim de “Tendência Quinzenal de Precipitações” pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), órgãos oficiais do governo de Minas Gerais, foi emitido um alerta para a tendência de chuvas até o próximo dia 15.

Na semana 1, considerada até o próximo dia 8, o tempo permanecerá instável com grandes acumulados de chuva, com os maiores percentuais para as mesorregiões do Rio Doce, incluindo as cidades da Região e do Colar Metropolitano do Vale do Aço, Triângulo Mineiro, região Central e Metropolitana de BH, Noroeste, Norte, Jequitinhonha e Mucuri.

PREVISÃO

Nessas mesorregiões existe a previsão de chuvas acumuladas de cerca de 150mm. Para se ter uma ideia, a última chuva que provocou estragos nas cidades da região como a queda de árvores e interrupção de energia, o acumulado chegou a 50mm. Em face disso a Subsecretaria de Habitação e Defesa Civil de Timóteo solicitou aos moradores que redobrem a atenção, sobretudo àqueles que vivem em áreas de risco e em locais passíveis de alagamento.

CUIDADOS

Segundo o subsecretário Marques Valgas, as pessoas devem evitar transitar em locais com histórico de alagamentos e, ao mesmo tempo, acompanhar a subida do nível da água. Também é recomendado procurar abrigo em outros locais e evitar atravessar áreas alagadas pois elas podem registrar correntezas. Ele cita também que se evite o contato com as águas por causa de possíveis contaminações por risco de leptospirose (doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem).

Outra dica é evitar se proteger da chuva debaixo de árvores e procurar abrigo em local seguro até a chuva passar. A população que reside às margens de ribeirões, córregos de água e do Rio Piracicaba, sobretudo no distrito de Cachoeira do Vale, também devem ficar atentos ao nível da água para deixar as suas casas o mais rapidamente possível em caso de cheia.

SERVIÇO

Em caso de emergências a população deve acionar imediatamente a Defesa Civil de Timóteo por meio do nº 9.9918-2751 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com