Cidades

Focos de dengue têm redução em Timóteo

TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo concluiu nesta semana o terceiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2014. Realizada no período de 29 a 31 de outubro, a pesquisa apurou um índice de 3,2% de infestação dos focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. O Ministério da Saúde considera aceitável o índice de até 1%.

A pesquisa feita pela Prefeitura de Timóteo foi executada em 1.038 quarteirões e 1.233 residências escolhidas de forma aleatória em todos os bairros. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (04) pela Divisão de Vigilância em Saúde. Em março passado a pesquisa apontou índice de infestação predial de 4,8%.

De acordo com Eunice Silveira, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, mesmo com a redução no valor do LIRAa, a população deve ficar atenta. “Grande parte dos focos do mosquito são encontrados nas residências, e como o período de fortes chuvas ainda não começou, precisamos da ajuda de todas as pessoas cuidando da limpeza de seus quintais”, afirma Eunice.

Ela ainda destaca outros cuidados a serem tomados. “Orientamos a população a adotar medidas de prevenção: não deixar objetos que sirvam de depósito para as larvas do mosquito expostos à chuva, manter lotes vagos limpos, receber os agentes de endemias sempre que forem às suas residências” afirma Eunice.

TRABALHO INTEGRADO
O LIRAa tem como objetivo identificar as áreas de maior risco, para melhor direcionamento das ações de controle, a fim de evitar o aumento de número de casos e até mesmo uma nova epidemia de dengue, a partir dos resultados da análise. Além de detectar a presença do mosquito transmissor da dengue, o trabalho permite apontar quais serão as próximas ações e os locais que serão priorizados.

Após a conclusão da pesquisa, o trabalho continua, com visita de agentes de saúde e de controle para orientações, tratamento dos depósitos, vedação de caixas d’água e outras atividades necessárias. Os proprietários de imóveis que apresentarem focos do mosquito serão notificados por escrito e poderão até mesmo ser multados.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com