Cultura

“Libelu – Abaixo a Ditadura” resgata história de trotskystas nos anos 70

Tendência do movimento estudantil revelou figuras como o cientista político Demétrio Magnoli, o ex-ministro Antônio Palocci e o jornalista Reinaldo

A trajetória do controverso grupo estudantil Liberdade e Luta, em que militaram figuras como o cientista político Demétrio Magnoli, o ex-ministro Antônio Palocci e o jornalista Reinaldo Azevedo é tema do documentário “Libelu – Abaixo a Ditadura” que venceu na categoria melhor documentário nacional do Festival É Tudo Verdade 2020, a produção resgata a história dos jovens trotskistas dos anos 1970, mas também provoca a reflexão sobre o Brasil em tempos atuais.

O jornalista Reinaldo Azevedo é um dos entrevistados

O documentário, que tem direção do estreante Diógenes Muniz, tem locação única: o prédio da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP), projetado pelo arquiteto Vilanova Artigas, também perseguido e exilado pelo regime militar (1964-1985).

“Libelu – Abaixo a Ditadura” chega nas plataformas de Video on Demand (VoD) do NOW, Vivo Play, Oi Play, Google Play, Itunes, Youtube Filmes e Apple TV no dia 27 de maio. A primeira exibição no Canal Brasil está agendada para 20 de julho. 

Cleusa Turra foi uma das integrantes da Libelu

REAGRUPAMENTO

“A partir da metade dos anos 1970, quando a luta armada já havia sido dizimada e ainda não havia greves operárias no ABC, o movimento estudantil começou a se rearticular. Uma onda de passeatas saiu dos campi para as ruas e desafiou o regime. Isso culminou com o surgimento de uma esquerda mais arejada culturalmente, menos sisuda em termos de comportamento. É sobre essa geração que o filme fala”, explica o diretor.

Marcus Sokol também integrou a tendência do movimento estudantil

ESQUERDA E ROCK

Criada em 1976, a tendência estudantil Liberdade e Luta – Libelu, foi impulsionada por uma organização clandestina, a OSI (Organização Socialista Internacionalista), e ganhou fama por ser o primeiro grupo a retomar a palavra de ordem “Abaixo a ditadura” desde a instauração do AI-5. Para além da luta contra o golpe militar, tinham fama de darem as melhores festas do movimento estudantil e, estranhamente para jovens de esquerda daquela época, eram fãs de rock. Quatro décadas depois, a vida daqueles que integraram a Libelu tomou caminhos diversos, tanto pelo ângulo político, quanto pela visão que os próprios participantes têm hoje daquele passado.

O documentário é uma produção e distribuição da Boulevard Filmes em coprodução com Canal Brasil, Globo Filmes e Globo News.

CALENDÁRIO DE LANÇAMENTO

27/05– Entra em cartaz no TvoD (NOW, Vivo Play, Oi Play, Google Play, iTunes, Apple TVe Youtube Filmes) 

20/07 – Estreia no Canal Brasil

Agosto – Estreia na Globonews

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com