Cultura

Casa do Artesão expõe e comercializa artesanato

A Casa do Artesão Matizes funciona na avenida Macapá, número 6, no bairro Veneza II

 

IPATINGA – Na habilidade das mãos, a sabedoria popular é passada de geração em geração. A arte, a história e as tradições guardadas na trama dos fios e na confecção dos mais variados artesanatos inspiram artesãos de Ipatinga e região. Na Casa do Artesão Matizes, localizada na avenida Macapá, 6, no bairro Veneza II, próxima ao Centro, está a valorização da arte e da memória do Vale do Aço, num conjunto de inúmeras criações.
Juntos, mais de 20 grupos de mulheres com mais de 15 integrantes cada, além de cerca de 30 artesãos, expõem e comercializam seus trabalhamos manuais na Casa do Artesão, que reúne criatividade, arte e cultura. Iniciativa da Associação dos Artesãos de Ipatinga – Matizes, em parceria com o Município de Ipatinga, o local tem como objetivo apoiar as atividades artesanais da cidade, manter a cultura regional e oferecer oficinas para a população.
A Casa abriga peças diversificadas numa demonstração das várias etnias colonizadoras com suas habilidades genuínas. Um dos destaques do local são os artesãos que demonstram com atenção cada artesanato aos clientes. “A Casa agrega os diversos tipos de saber fazer na área do artesanato e das expressões populares. A cada visitante descobrimos novos anseios. A valorização da iniciativa está no carinho das pessoas que afirmam a relevância do local para a região”, frisa a artesã Olívia Aparecida Cunha Miranda, moradora do bairro Ideal.
A história popular, de uma época ou região fica registrada pela maneira contada, trançada, bordada, pintada e desenhada nos artesanatos. São tules, bordados, pinturas, miniaturas em madeira, mosaicos, patchwork, crochê, cerâmica, bijuteria, flores, velas e caixas em MDF decoradas, entre outras. “Várias opções para os turistas e, claro, para os moradores da região. A Casa é para todos e estamos de braços abertos esperando as pessoas para que elas conheçam nosso trabalho”, destaca uma das idealizadoras e integrantes da Associação Matizes, Simone Tassis.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com