Cidades

Fabriciano recebe mais 11 médicos; Ipatinga também ganha reforço

FABRICIANO – A Prefeitura de Fabriciano acaba de receber mais 11 médicos pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal, sendo nove cubanos e dois brasileiros. Na última quinta-feira (24), os profissionais cubanos foram recebidos pela prefeita Rosângela Mendes e o vice, Bruno Torres, em seu gabinete. Também participaram da reunião o secretário de Saúde, Rubens Castro; a gerente de Atenção à Saúde, Maria Neuza; o procurador-geral, Luis Henrique Ribeiro e o vereador Edem Almeida.

Os médicos vão integrar as novas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Atualmente, o município possui 19 equipes de ESF e passará a contar com 30 equipes. “Melhorar os serviços de saúde é uma das principais metas do nosso governo. E a chegada desses profissionais representa um avanço no atendimento à saúde. Estamos felizes com essa conquista em prol da promoção da qualidade de vida de nossa população”, comemora a prefeita Rosângela Mendes.

EQUIPES DE ESF
O secretário de Saúde de Fabriciano, Rubens Castro, explica que os novos médicos devem iniciar o atendimento à população a partir de maio. “Neste primeiro momento, eles estão visitando as Unidades de Saúde e conhecendo o trabalho desenvolvido no município. Assim que a documentação deles estiver liberada, eles iniciam o atendimento nos serviços de saúde”, afirma.

Para a criação das 11 Equipes de Estratégia de Saúde da Família, Rubens esclarece que o município vai realizar um processo seletivo para a contratação de agentes comunitários de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem. “A partir desse procedimento, que está previsto para este ano, serão formadas as novas equipes que serão lideradas por cada um desses médicos”, completa o secretário.

MAIS MÉDICOS
A gerente de Atenção à Saúde de Fabriciano, Maria Neusa Lessa, destaca que desde a criação do Mais Médicos, Fabriciano já recebeu 14 profissionais cubanos e sete brasileiros. “A ampliação de médicos e equipes de ESF melhoraram a cobertura dos nossos atendimentos à saúde e a criação das 11 equipes vai representar um avanço. A população tem elogiado a iniciativa e, principalmente, o atendimento dos médicos cubanos”, aponta.

Ipatinga ganha reforço de outros 3 profissionais
 O sistema público de saúde de Ipatinga passará a contar com mais três profissionais estrangeiros do programa “Mais Médicos”, promovido pelo governo federal. As duas médicas e um médico cubanos chegaram no início da semana e, nesta sexta-feira (25), iniciaram visitas técnicas às Unidades Básicas de Saúde e conheceram as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), onde irão atuar no município. Os profissionais começarão a trabalhar efetivamente em 15 dias.

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Ipatinga, Aline de Barros Coelho, os novos profissionais irão recompor as equipes de PSF que atuam nos bairros Bethânia, Jardim Panorama e Veneza. “Hoje o município conta com 40 equipes de PSF completas. Mas, com o recente desligamento de duas profissionais, temos uma lacuna. No primeiro momento vamos recompor e melhorar a qualidade do serviço, e até o final deste ano deveremos ampliar a cobertura do programa”, detalha.

Novas equipes

A Prefeitura pretende implantar mais seis equipes de Saúde da Família ainda em 2014. Três equipes serão referenciadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Caravelas, com previsão de início de funcionamento já no segundo semestre. Outras três equipes serão distribuídas entre as demais unidades da rede municipal. “Estes profissionais chegam para reforçar a rede básica de saúde, que é a porta de entrada do cidadão para consultas de clínica médica e acompanhamento multiprofissional”, reforça a profissional.

Na primeira fase do programa, em 2013, Ipatinga foi contemplada com dois clínicos gerais brasileiros e cinco médicas cubanas, que atuam nas unidades básicas de saúde. Ainda no ano passado, com a convocação de aprovados em concurso e processo seletivo, a Prefeitura recompôs 11 equipes de PSF que estavam incompletas, dentre as 37 que existiam no início do ano passado, e implantou mais três novas. Atualmente são 40 equipes de PSF atuando em todo o município.

A equipe mínima é formada por um médico, um enfermeiro e um auxiliar ou técnico de enfermagem, além de mais seis a oito agentes de comunitários de saúde.

Agenda
Médica da família há 22 anos, dois deles atuando na Nicarágua, Felicita González Rodriguez afirma que o objetivo do grupo é colaborar com a ampliação do acesso da população a serviços de saúde de qualidade. “Viemos ao Brasil para trabalhar com muita dedicação e trocar experiências com os profissionais brasileiros”, pontua. Em Ipatinga, as duas primeiras semanas serão de agendas compartilhadas com médicos brasileiros e acompanhamento da rotina de trabalho na rede pública municipal.

O salário desses profissionais será pago pelo Governo Federal, enquanto a Prefeitura vai custear a moradia e alimentação dos médicos.


Os profissionais começarão a trabalhar efetivamente em 15 dias

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com