Cultura

Enyály Poletti lança dia 14 livro infantil O Céu, o Sol e os Planetas

IPATINGA – A publicitária Enyály Poletti convida a todos para embarque imediato em uma viagem pelo campo da astronomia. Trata-se da primeira aventura de Lara e seu gatinho Newton, numa viagem imaginária para desbravar o sistema solar. A jornada pelo espaço começa no dia 14 de dezembro, às 19h30, no facebook.com/enyaly.poletti, com o lançamento do livro infantil “O Céu, o Sol e os Planetas”, escrito e ilustrado por Enyály.

Viabilizado pela Lei Emergencial da Cultura – Lei Aldir Blanc, a edição do livro foi aprovada no Fundo Municipal de Cultura de Ipatinga, por meio do chamamento público 002/2020 – Edital José Lopes Sobrinho. O principal objetivo do projeto é de trazer informações sobre o universo para o mundo infantil e assim aproximar as crianças do conhecimento científico pelo campo da astronomia.  A proposta é promover a reflexão e o debate sobre a ciência, tendo como conteúdo o cosmo, estimulando a curiosidade inerente a toda e qualquer criança.

A AUTORA

Enyály Poletti é formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde também cursou dois anos de Artes Plásticas. É especialista em Marketing e Gestão de Informação pelo Centro Universitário do Leste de Minas (Unileste/MG). Foi diretora de Arte da VCS Propaganda por 25 anos. Suas primeiras incursões na literatura foram como ilustradora dos livros infantis “O Gatinho Azul”, de Edvalter Teixeira, “Cozinha das Histórias”, de Oswaldina de Oliveira e “O Pequeno Triângulo”, de Andréia Moreira. Já desenvolveu inúmeros projetos gráficos para livros, entre eles o projeto Contos Locais que inclui algumas ilustrações. Também atuou na criação de cenários e figurinos para teatro e musicais, entre outras iniciativas artísticas.

“O Céu, o Sol e os Planetas” é sua primeira obra autoral. O volume traz informações básicas sobre o sol e os planetas que conhecemos e tem como objetivo despertar o interesse das crianças sobre curiosidades do universo, entre elas como são os dias e o ano em outros planetas e muito mais. O livro integra o projeto Mirando o Céu, iniciativa da autora que busca apresentar o fantástico mundo da ciência para as crianças. “Com uma abordagem divertida, buscamos estimular a curiosidade e a imaginação dos pequenos com conteúdos sobre astronomia,” destaca Enyály.

INSPIRAÇÃO

A autora é apaixonada pelo tema e um de seus inspiradores é Carl Sagan. Segundo Sagan as crianças são naturalmente cientistas, apenas ainda não possuem habilidades para desenvolver o conhecimento necessário. Dotados de curiosidade quase insaciável, elas têm características em comum com cientistas, como a curiosidade e a imaginação. 

O lançamento do livro acontece de forma virtual, pelo facebook da autora – facebook.com/enyaly.poletti. Conforme previsto no Chamamento Público, 90% da tiragem será destinada gratuitamente a entidades e organizações públicas, como forma de democratizar o acesso. A obra também está disponível em e.book e pode ser acessada no link http://mirandooceu.com.br/wp-content/uploads/2020/12/o-ceu-o-sol-os-planetas-ebook-1.pdf.

A realização deste projeto tem a chancela da Secretaria Estadual da Cultura / Ministério do Turismo, Fundo Municipal de Cultura de Ipatinga, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga e Prefeitura Municipal de Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com