Cultura

Ipatinga recebe “Caravana Cênica”

O espetáculo “Dodecaedro” narra o universo de 12 personagens, presos dentro de uma casa, que não podem sair e se sentem amedrontados por “cachorros loucos”

IPATINGA – O projeto de extensão “Caravana Cênica – UnB em Trânsito” vai passar por Ipatinga entre os dias 20 a 22 de junho. A iniciativa é do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade de Brasília (UnB), que promove um intercâmbio de eventos artísticos com os pólos de ensino a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Os estudantes brasilienses trazem para o palco do teatro do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, os espetáculos teatrais “Dodecaedro”, na próxima quinta-feira (20), e “Ensaio Geral”, na sexta-feira (21). Os dois espetáculos serão apresentados em sessões às 16h e às 20h.

Baseado no texto do escritor Caio Fernando Abreu, o espetáculo “Dodecaedro” narra o universo de 12 personagens, presos dentro de uma casa, que não podem sair e se sentem amedrontados por “cachorros loucos”, soltos do lado de fora. Na casa, a ameaça dos cães raivosos precipita reações, atitudes e emoções imprevistas e confusas. Então, os personagens se vêem numa situação-limite, agindo de forma instintiva e animal, cada um expressando a loucura de se ver nessa situação de forma diferente.

Já “Ensaio Geral” se estrutura em um grande ensaio de teatro musical e discursa a partir de um apanhado de textos livremente adaptados pelo grupo. “Discurso para a Humanidade”, de Charlie Chaplin, “Por trás da Vidraça”, de Caio Fernando Abreu, “Um convite ao voo”, de Eduardo Galeano e “O Cantar dos Cantares”, de origem bíblica são alguns dos textos presentes na peça.

PARQUE IPANEMA
Os alunos do curso a distância de Licenciatura em Teatro da UnB no pólo UAB de Ipatinga também integram a “Caravana Cênica” com o espetáculo “No Reino do Calamaço”, realizado em parceria com a Cia. Bruta de Teatro. Os grupos ipatinguenses se apresentam no sábado (22), às 16h, no Teatro de Arena do Parque Ipanema.
O espetáculo “No Reino de Calamaço” é baseado num texto de cordel que conta a história de um reino onde o tempo, o dinheiro e o trabalho imperam, comandado por um rei tirano que impõe todas as suas leis. E tudo muda quando nasce uma criança que traz esperança de tempos melhores para o povo de Calamaço.

OFICINA
A “Caravana Cênica” também traz para Ipatinga uma oficina de teatro com o diretor uruguaio e professor da UnB, Hugo Rodas. O objetivo da oficina é desenvolver atividades para integração entre alunos do ensino presencial e à distância. Hugo Rodas também é ator, figurinista e coreógrafo. Os seus trabalhos recentes têm sido com os atores Antônio Abujamra e Denise Stoklos e com o músico Oswaldo Montenegro.


“No Reino do Calamaço” é baseado num texto de cordel que conta a história de um lugar onde o tempo,
o dinheiro e o trabalho imperam, comandado por um rei tirano

SERVIÇO
Espetáculo Dodecaedro
Dia 20/06, às 16h e 20h
Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas
Classificação 16 anos
Entrada Franca. Ingressos na bilheteria do Teatro.

Espetáculo Ensaio Geral

Dia 21/06, às 16h e 20h
Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas
Classificação 16 anos
Entrada Franca. Ingressos na bilheteria do Teatro.

Espetáculo No reino de Calamaço
Cia. Bruta de Teatro
Dia 22/06, às 16 horas
Local: Teatro de Arena do Parque Ipanema
Classificação Livre
Aberto ao Público

Oficina de Teatro com o diretor Hugo Rodas

Dia 22/06, 10h às 12h
Local: Polo UAB Ipatinga (Av. Fernando de Noronha, nº 490, Bom Retiro)
Público-alvo: professores e artistas
Informações: 3829-8334
Inscrições: atorthiagovaz@gmail.com
Vagas limitadas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com