Cidades

Dia da Saúde do Homem disponibiliza exames e outros procedimentos sem necessidade de agendamento prévio

Exame de PSA coleta amostra de sangue do paciente

O município de Timóteo promove nesta terça-feira (22/11), o Dia da Saúde do Homem, no Centro de Saúde João Otávio, localizado na Avenida 20, nº 136, bairro OlariaII, no horário de 18h30 às 21h. Mais informações no Centro de Saúde João Otávio, pelo (31) 3847-8555. 

O secretário de Saúde Eduardo Morais e a gerente de Atenção Primária à Saúde Ana Paula Campos, gravaram entrevista nesta terça-feira (22) para as redes sociais da Prefeitura de Timóteo, convidando maridos, pais, irmãos e colegas de trabalho à participarem desta ação.

A ação da Campanha Novembro Azul propõe uma Roda de Conversa com homens à partir dos 40 anos de idade e a realização de exames de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) que judam a detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, sendo necessário jejum de 4 horas. Serão disponibilizados ainda, testes rápidos de Sífilis, Hepatite e HIV, avaliação odontológica, avaliação nutricional, aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

A prevenção é o foco principal da campanha,  que procura detectar o câncer de próstata em estágio inicial. Geralmente, no estágio inicial a doença é assintomática e, por isso, a importância dos exames nesta fase. As chances de cura serão maiores se o câncer de próstata for diagnosticado mais cedo.

Independente desta data, os homens poderão procurar a unidade de saúde mais próxima do bairro e agendar o exame de PSA, que é realizado por meio da coleta de uma amostra de sangue do paciente. Somente se o exame  identificar algum tipo de alteração, será marcada consulta com médico especialista para uma avaliação.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com