Cidades

Simpósio discute fluxo de atendimento primário

Equipe da Saúde apresenta novo marco regulatório  (Crédito: José Barbosa)

 

IPATINGA – Foi realizado ontem (21) na Prefeitura de Ipatinga, o I Simpósio para a apresentação de fluxos de atendimento na atenção primária relativos à assistência ao paciente com suspeita de dengue, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), diabetes, hipertensão, parasitoses intestinais, planejamento familiar, saúde da criança e saúde da mulher, contidos no Protocolo de Enfermagem (Decreto criado em 29/05/12). O evento é importante para a regulamentação do Protocolo de Enfermagem para a categoria.
Durante o encontro com profissionais da saúde, o prefeito de Ipatinga, Robson Gomes (PPS), disse que a regulamentação vai normatizar o atendimento dos enfermeiros nas Unidades de Saúde e Policlínica, além de estabelecer fluxos, indicando os limites de responsabilidade e delimitando o apoio diagnóstico e terapêutico. Este Protocolo está sendo apresentado aos profissionais de saúde.

PROTOCOLO
O secretário de Saúde, Wagner Barbalho, explicou que o Protocolo atesta a qualidade do serviço e segue a legislação. “Este regulamento é uma forma de garantir a qualidade da assistência prestada à população”, frisou. Para este marco na saúde de Ipatinga foi preciso instituir a Comissão Permanente de Elaboração e Atualização do Protocolo de Enfermagem e, assim, regulamentar o Protocolo, por meio do Decreto nº 7.218, de 29 de maio de 2012.
A coordenadora do Simpósio, Maria Aparecida Amarante, destacou que a implantação deste Protocolo beneficia tanto o profissional quanto o usuário de saúde. O Protocolo visa respaldar o trabalho da classe no município, já que as normas existentes são somente em nível estadual e federal.

AMPLITUDE

O Protocolo faz parte de uma proposta mais ampla de educação permanente, visando oferecer aos enfermeiros instrumentos que possam orientar o seu desempenho. O documento também reúne diretrizes e recomendações para realizar com qualidade as ações de assistência e cuidado para os usuários do Sistema Único de Saúde, estabelecendo fluxos, indicando os limites de responsabilidades e delimitando o apoio diagnóstico e terapêutico.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com