Cidades

Vacina contra hepatite B fica mais acessível

(Crédito: Secom/PMI)

 

IPATINGA – A rede municipal de saúde, numa parceria da Prefeitura de Ipatinga com o Ministério da Saúde, amplia a faixa etária de vacinação contra a hepatite B. A partir desta semana, as 16 unidades básicas de saúde que dispõem de sala de vacinas já ofertam as doses para pessoas com até 49 anos. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h. Para ser imunizado, é necessário apresentar documento de identidade e caderneta de vacinação.

COBERTURA

A ampliação da idade limite beneficia quase 170 mil ipatinguenses, correspondente a 71% da população do município. Até o ano passado, apenas homens e mulheres com até 29 anos tinham acesso gratuito à vacina pela rede pública. A imunização também é assegurada aos grupos de risco, como profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis, manicures, podólogos, profissionais de saúde e coletoras de lixo domiciliar e hospitalar.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Ipatinga, Micheli Moreira Egydio, explica que a proteção é garantida após a terceira dose. A segunda dose deve ser aplicada um mês depois da inicial, e a terceira, após seis meses. “A vacina é segura, quase não tem efeito colateral e contraindicação”, pontua. A vacina é a forma mais segura e eficaz de proteção contra a doença.

TRATAMENTO
Além da vacina, a Secretaria de Saúde de Ipatinga disponibiliza o teste para hepatites B/C e, em caso positivo, todo o acompanhamento multiprofissional e tratamento. O teste convencional, com coleta de sangue, pode ser solicitado nas unidades básicas de saúde. Já o teste rápido (triagem) deve ser agendado no Centro de Controle de Doenças Infecto-parasitárias (CCDIP), as sextas-feiras, de 13h às 17h.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com