Cidades

Timóteo vacina crianças com comorbidades

Secretaria reitera que vacinação de crianças com comorbidades ocorre todas as segundas-feiras no Centro de Saúde João Otávio, em Timóteo

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida do município de Timóteo iniciou a vacinação contra COVID-19 para crianças com comorbidades entre 6 meses à 2 anos 11 meses e 29 dias que continua em andamento no Centro de Saúde João Otávio, no Bairro Olaria, de 8h às 11h e 13h às 16h. Essa vacinação ocorre todas às segundas-feiras úteis. Lembrando que é indispensável o cartão de vacina e documento de identificação da criança.

SEM COMORBIDADES

Para crianças dessa mesma faixa etária, mas sem comorbidades, o governo de Minas Gerais liberou o início da vacinação. Entretanto, a vacinação desse grupo deverá ser realizada considerando apenas as doses disponíveis nos municípios, uma vez que o Município não recebeu doses complementares para esse público.

Além disso, as doses já existentes nos municípios precisam abranger todo o esquema vacinal primário que compreende em 3 doses, ou seja, a criança que receber a 1ª dose precisará tomar a 2ª e a 3ª doses posteriormente. Exemplificando: Se um município possuir 90 doses do imunobiológico “Pfizer Baby”, como é chamada, na realidade possui 30 doses disponíveis para 30 crianças serem vacinas, considerando que precisa ser garantida as três doses, completando assim o esquema vacinal primário.

PFIZER     

O município aguarda do Ministério da Saúde as doses da Pizer BioNTech para atendimento do público de 06 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias. Segundo Ana Amélia Camilo Soares, gerente da Vigilância em Saúde de Timóteo, o quantitativo de crianças sem comorbidades dessa faixa etária é maior que o quantitativo das doses que o município possui disponível até o momento. “Por esse fato, a melhor estratégia encontrada foi realizar um levantamento por meio do Pré-Cadastro para entendermos o que o município possui de oferta e procura, uma vez que se a procura pela vacina for de fato além das doses disponíveis, seria injusto com aquelas crianças que procurassem e a doses não mais estariam disponíveis por falta de abastecimento”, disse.

AMPLIAÇÃO

A recomendação para a ampliação do público-alvo foi divulgada por meio da Deliberação CIB-SUS/MG Nº 4.071, de 16/12/2022 e Nota informativa 109ª Versão – Retificação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Até então, a vacina era destinada apenas para crianças desta faixa-etária, mas que possuem comorbidades.

A Gerência da Vigilância em Saúde reitera que a disponibilização de novas doses aos municípios depende do envio por parte do Ministério da Saúde. Desse modo, era de fundamental importância que as prefeituras realizassem um planejamento e execução da vacinação de maneira responsável, considerando apenas as vacinas que dispõe atualmente uma vez que ainda não há previsão do recebimento de novas remessas para o estado.

O imunizante a ser utilizado é o Pfizer-BioNTech e tão logo sejam regularizados os envios por parte do Ministério da Saúde, a ampla oferta será divulgada. Por enquanto, solicitamos aos pais e responsáveis que preencham o formulário de Pré-Cadastro por meio do link   https://www.timoteo.mg.gov.br/278/covid19pre e fiquem atentos às divulgações nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Timóteo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com