Nacionais

Mundo se despede de Pelé

O Santos informou que o velório aberto ao público de Pelé será realizado no Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, a partir das 10h (horário de Brasília) da próxima segunda-feira (2).

“O corpo seguirá do Hospital Albert Einstein direto para o estádio na madrugada de segunda-feira (2) e o caixão será posicionado no centro do gramado”, diz a nota do Peixe. Segundo o Santos, o acesso de populares ao velório será feito pelos portões 2 e 3, enquanto as autoridades terão acesso pelo portão 10.

A cerimônia seguirá até as 10h de terça-feira (3), quando será realizado o cortejo pelas ruas de Santos, que passará pelo Canal 6, onde mora a mãe de Pelé, dona Celeste, seguindo até a Memorial Necrópole Ecumênica, para o sepultamento reservado aos familiares.

LUTO OFICIAL

O Palácio do Planalto decretou luto oficial de três dias pela morte de Pelé. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União

ADEUS

Ídolos do esporte mundial prestaram a última homenagem a Pelé, que, nesta quinta-feira (29), faleceu aos 82 anos no Hospital Albert Einstein em decorrência de falência múltipla de órgãos.

O jamaicano Usain Bolt, o homem mais rápido da história do atletismo, publicou uma mensagem em suas redes sociais na qual afirma: “Uma lenda do esporte. Descanse em paz Rei Pelé”. Já o inglês Lewis Hamilton, que é heptacampeão de Fórmula 1, agradeceu Pelé por ter compartilhado seu “talento, genialidade e amor”, e afirmou que seu legado será sempre uma inspiração.

Outra estrela do esporte a destacar o legado do Rei do Futebol foi o tenista espanhol Rafael Nadal. Nas redes sociais ele declarou: “Hoje vai embora um grande do esporte mundial. Um dia triste para o mundo do futebol, para o mundo do esporte. Seu legado sempre estará conosco”.

Entre os brasileiros não foi diferente, a atacante Marta, que foi eleita seis vezes como melhor jogadora do mundo pela Fifa, prestou sua homenagem a Pelé: “Meu rei, nosso rei. Muito obrigada! Você mostrou, ou melhor ensinou com arte e maestria, ao mundo o poder único e de escala global, de fomento, mobilização e engajamento do nosso tão amado esporte. Pelos seus pés, fomos e continuaremos sendo abençoados pela sua arte. Te amo rei. Descanse em Paz”.

O campeão olímpico Cesar Cielo também expressou sua gratidão: “Ao eterno rei do futebol: muito obrigado”.

Já Hortência Marcari, um dos expoentes do basquete brasileiro, destacou o fato de que o legado de Pelé perdurará pela eternidade: “Sabemos que um dia todos nós iremos, mas os nossos ídolos não. Eles são eternos e você Pelé estará sempre na nossa lembrança. Deus está te esperando”.

ARTISTAS

A notícia da morte de Pelé também repercutiu no meio artístico. Nas redes sociais homenagens foram compartilhadas não apenas por personalidades brasileiras, mas também estrangeiras.

O rapper Mano Brown revelou a influência de Pelé na sua decisão de se tornar torcedor do Santos. “Cresci santista sem apoio. Lembro do cara preto de roupa toda branca, era familiar nos quintais que eu morava antes de ir pro colégio interno. Lá todo mundo tinha seu time, o meu era esse, pra vida toda! Eterno súdito do rei Pelé”, contou.

O ator Renato Aragão também prestou sua reverência: “Hoje o Brasil e o mundo sofre uma grande perda. Descanse em paz Rei Pelé. Obrigado por tanta alegria que você nos proporcionou!”. Após encerrar a carreira como jogador, Pelé desenvolveu alguns trabalhos como ator. Em 1986, Renato Aragão, famoso por liderar a série televisiva Os Trapalhões, o convidou para participar de um filme. Trabalhando juntos, eles gravaram Os Trapalhões e o Rei do Futebol.

A apresentadora, atriz e cantora Xuxa Meneghel, com quem Pelé teve um romance entre 1981 e 1986, mencionou alguns familiares do jogador e prestou condolências. “Meu abraço carinhoso e que a dor da perda se transforme em boas lembranças pra ser menos pesado”.

O narrador esportivo Galvão Bueno também compartilhou algumas palavras: “Meu amigo Edson se foi!! Que tristeza! Mas Pelé, não!! Pelé é eterno!! Rei Pelé!! Primeiro e único!!”.

A atriz Débora Secco, que participou recentemente de programas esportivos como comentarista durante a Copa do Mundo de 2022 no Catar, destacou o legado de conquistas e vitórias. “O futebol jamais seria o mesmo sem você”, escreveu.

Pelé também recebeu homenagens da atriz Juliana Paes. “Perdemos o maior ícone da história do futebol, o Rei que quebrou barreiras e colecionou recordes”.

O cantor Caetano Veloso disse ser um dia triste para o Brasil e lembrou que escreveu a canção “Love Love Love” inspirada no discurso que Pelé proferiu ao final da partida que marcou sua despedida dos gramados: o amistoso disputado em outubro de 1977 entre Santos e New York Cosmos, os dois clubes em que ele jogou na carreira. Em sua autobiografia, o atleta escreveu que, entre todas as músicas inspiradas nele, essa é a que mais o emociona.

Zeca Pagodinho postou um agradecimento em suas redes e compartilhou imagens de um encontro ocorrido nos bastidores de um show em Las Vegas. “Obrigado, Pelé! Por tanta alegria que você nos proporcionou!”, escreveu.

A cantora Margareth Menezes, recém-indicada pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério da Cultura a partir de domingo (1º), lamentou a perda do “maior jogador da história”, mas afirmou que seu legado permanecerá eternamente. “Nosso rei Pelé foi e sempre será um gênio que influenciou milhões de jovens e adultos fãs de futebol, no Brasil e no mundo”, acrescentou.

No meio artístico estrangeiro, também não faltou homenagens. O ator norte-americano Sylvester Stallone, que foi seu colega de elenco em 1981 no filme Fuga para a vitória, escreveu: “Pelé, o grande! Descanse em paz! Este foi um bom homem”.

Will Smith, outro ator norte-americano, publicou em suas redes sociais fotos de um encontro com o jogador e legendou: “o maior de todos os tempos”.

A modelo e atriz britânica Naomi Campbell também publicou algumas palavras. “Pelé, você foi um símbolo para nós e nos deixou ver que os sonhos podem se tornar realidade. Você foi e sempre será único, com um coração de ouro. O primeiro atleta de todos os tempos como embaixador da boa vontade da Unesco [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura]”, escreveu.

Edson Arantes do Nascimento, que ficou mundialmente conhecido como Pelé, morreu hoje (29), aos 82 anos, no Hospital Albert Einstein, na zona sul da capital paulista, por falência múltipla de órgãos em decorrência de um câncer de cólon.

POLÍTICOS

Nas redes sociais, o presidente demonstrou pesar pela morte do Rei do Futebol.

“Com pesar o passamento de um homem, que pelo futebol, levou o nome do Brasil para o mundo. Transformou o futebol em arte e alegria. Que Deus conforte sua família e que o acolha na sua infinita misericórdia”, escreveu.

Outras autoridades também se manifestaram após o anúncio do falecimento.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), afirmou que o Pelé “foi mais magistral jogador de futebol que o mundo viu nos gramados e que elevou o nome do Brasil por onde passou”.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), disse que o jogador dignificou o Brasil e seu povo e que “o homem Pelé nos deixa, mas que o eterno Pelé viverá para sempre”.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, disse que o jogador atuou como “um artista da bola, que encantou gerações e gerações com seu talento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com