Cidades

Prefeitura cobra plantão de 24 horas para pediatria

A prefeita Rosângela Mendes e o secretário municipal de Saúde Rubens Castro pediram esforço ao governo do Estado para ampliar a pediatria no hospital


FABRICIANO
– A prefeita Rosângela Mendes (PT) cobrou na tarde de ontem (3) a concretização dos atendimentos de urgência e emergência clínica na área de pediatria no Hospital São Camilo, em Coronel Fabriciano.
Ao lado do secretário municipal de saúde Rubens Castro, a chefe do Executivo reivindicou que o governo do estado garanta a prestação de serviço por 24 horas à população, e não apenas durante o dia.

“Tentamos o diálogo com a direção do Hospital São Camilo para pedir que o plantão de pediatria funcionasse também à noite. Mas não fomos atendidos pela direção. Não podemos negar a importância do hospital tendo em vista que é a única unidade pública do município”, destacou.

Em função da falta de atendimento clínico em Coronel Fabriciano no período noturno, as mães têm sido obrigadas a recorrerem ao Hospital Vital Brazil, em Timóteo, com as crianças doentes e muitas vezes sem ter condução até a unidade hospitalar.

“Como que uma mãe do bairro Santa Cruz vai se deslocar até Timóteo à meia-noite se não tem ônibus nesse horário?”, questionou Rosângela. A prefeita destacou que tem recebido ainda muitas reclamações da falta de médico até mesmo durante o dia.

“O acordo entre o Estado e o São Camilo é que a pediatria funcione. Não prestar o serviço é uma afronta para com a população. Estamos fazendo a nossa parte, já que as unidades de saúde municipais têm o médico durante o dia para atender à demanda da atenção básica”, garantiu.

OFÍCIOS
Ainda na manhã de quarta-feira (3), prefeita Rosângela Mendes encaminhou ao secretário estadual de saúde, Antônio Jorge, um ofício solicitando que o serviço de pediatria seja realizado em sua totalidade.

De acordo com Rubens Castro, há dias da semana em que a escala, até mesmo durante o dia, é deficitária no Hospital São Camilo. Ele denunciou ainda que o município tem enfrentado resistência por parte do prestador de serviço do Estado também para o encaminhamento de pacientes da Unidade de Hidratação da Dengue de Coronel Fabriciano.

“Temos dificuldade para transferir o paciente com suspeita de dengue que precisa ser internado ou mesmo ficar em observação no período da noite. O fluxo estabelecido pelo Estado também não tem funcionado para as crianças que precisam ser internadas em Timóteo”, reclamou o secretário.

CLASSIFICAÇÃO
Outra reclamação sobre o Hospital São Camilo partiu do Conselho Municipal de Saúde de Coronel Fabriciano. Os conselheiros relataram que os pacientes não têm sido classificados logo que dão entrada no pronto-atendimento.

“O usuário chega e tem de esperar atendimento, só depois de muito tempo é que ele passa pela triagem e tem a classificação de risco. O protocolo é que ao dar entrada o paciente seja acolhido em 10 minutos e o seu caso seja avaliado pela equipe de enfermagem”, explicou Rubens.

A prefeita – que mora em um prédio em frente ao Hospital São Camilo – ponderou que durante o dia não se veem muitos pacientes na sala de espera. O que não justificaria tanta demora no atendimento e classificação dos usuários.
“A comunidade de Coronel Fabriciano está educada a recorrer ao hospital apenas em casos de urgência e emergência. Passo todos os dias em frente ao São Camilo e não tem superlotação que justifique essa demora”, citou.

 

São Camilo está cumprindo acordo, afirma Pogialli
Fabriciano
– Já a posição do coordenador da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Anchieta Poggiali, é que o Hospital São Camilo está prestando os serviços conforme foi acordado com o governo do Estado.
“O acertado é que a internação pediátrica seria em Timóteo. Agora houve um pleito da Prefeitura de Coronel Fabriciano em janeiro que houvesse atendimento clínico na área durante o dia, e por isso de segunda a sexta-feira, entre 7h às 19h, tem médico no hospital”, pontuou.

Quanto à reivindicação de ampliação para o serviço para 24 horas, Poggiali disse que nenhum pleito nesse sentido chegou ao conhecimento da direção do Hospital São Camilo e nem na Superintendência. “Se houver solicitação para que o serviço seja mantido por 24 horas, vamos encaminhar a proposta e ainda realizar uma análise do número de pacientes do município que são acolhidos no período da noite em Timóteo. Não queremos um serviço deficitário”, ressaltou.

São Camilo
Em nota, o São Camilo explicou a posição da instituição: “Desde que foi inaugurado o Hospital, o Governo do Estado vocacionou o atendimento no São Camilo para urgência e emergência e clínica geral, deixando o Vital Brazil para referência microrregional em pediatria, maternidade e ortopedia.

Em janeiro deste ano, um termo aditivo entre a São Camilo e o Estado foi acordado para funcionamento da pediatria, a fim de atender à demanda de pacientes da cidade de Cel. Fabriciano.
Desde então, um pediatra coordena o plantão normalmente de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h no Hospital, período de maior demanda. Após esse horário, as devidas demandas de referência são encaminhadas ao Vital Brazil, em Timóteo”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com