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Timóteo terá trevo de acesso ao anel rodoviário

A integração de Timóteo ao anel vai oficializar a passagem atual existente no bairro Santa Terezinha, atualmente um acesso tido como clandestino    (Crédito: Jorge Inácio)

TIMÓTEO – O edital de duplicação da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares foi lançado na última quinta-feira e o município de Timóteo já começou a se mexer para garantir significativas melhorias viárias no pacote de obras previsto para o Vale do Aço. As mais importantes serão a integração do município ao anel rodoviário do Vale do Aço, inaugurado em 2006, e a recuperação seguida de municipalização do antigo trecho da rodovia que corta o distrito de Cachoeira do Vale.

A integração de Timóteo ao anel vai oficializar a passagem atual existente no bairro Santa Terezinha, atualmente um acesso tido como clandestino, mas por onde circulam diariamente centenas de veículos. O novo acesso servirá também para escoar a produção de um novo distrito industrial do município, cujo projeto de construção está em andamento e aguarda verbas do governo federal.

Uma nova via de acesso ao local também deverá ser construída sobre a Estrada de Ferro Vitória-Minas, sem, no entanto, desativar a atual passagem sob a ferrovia. Pelo projeto, a nova via será de mão dupla e mais larga que a utilizada, permitindo o trânsito de caminhões pesados.

A intervenção foi proposta pela Prefeitura ao Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (DNIT) na última semana, quando o município recebeu a visita do superintendente regional do DNIT, José Maria da Cunha. O prefeito Keisson Drumond apresentou o projeto do município com a intervenção proposta, que inclui também a construção de novas pistas de acesso ao “atalho” atual e a construção de um novo trevo.

TREVO
Pelo projeto, orçado em aproximadamente R$ 7 milhões, o DNIT construirá um novo trevo no local já utilizado para receber o fluxo de veículos proveniente de Timóteo. O novo acesso terá pistas duplas e canteiros centrais com alças de entrada na pista da rodovia. Também estão previstos retornos nos canteiros centrais para os dois sentidos da rodovia.

“É uma obra que vai integrar de vez nossa cidade à BR-381 e ao restante do Vale do Aço”, destacou o prefeito.
Keisson Drumond mostrou preocupação com o atual estado de isolamento rodoviário do qual Timóteo é refém. “Oficialmente, temos apenas o acesso pelo Cachoeira do Vale e pela ponte de Fabriciano, que não atendem ao fluxo de veículos. O atalho que é usado é muito perigoso, já morreu muita gente naquele trecho, mas isso vai acabar, com a obra autorizada pelo DNIT”, esclareceu.

MUNICIPALIZAÇÃO
Outra iniciativa que vai contemplar o município é a recuperação do antigo trecho da rodovia que corta o município pelo distrito de Cachoeira do Vale. A Prefeitura solicitou uma recuperação da malha viária do trecho de aproximadamente 6 km e se dispôs a assumir a administração da via, que hoje está sob responsabilidade do DNIT. “É um trecho que está com o piso muito prejudicado pelo uso intenso ao longo dos anos e que não pode ficar abandonado”, destacou Keisson. A Prefeitura vai elaborar um projeto de recuperação da via, que será repassada à responsabilidade do município tão logo as obras sejam realizadas.


O prefeito Keisson Drumond apresentou o projeto do município com a intervenção proposta

DNIT aprovou projeto de acesso
Timóteo
– As intervenções no trecho do anel rodoviário da BR-381 que dá acesso a Timóteo foram autorizadas pelo superintendente regional do DNIT, José Maria da Cunha, durante reunião com o prefeito Keisson Drumond no gabinete da Prefeitura. Também participaram do encontro o vice-prefeito Renato Araújo, o secretário de Planejamento, Edílson Andrade e os gerentes regionais do DNIT, Ricardo Freitas, de Governador Valadares, e Márcio Gusmão, de Rio Casca.

Segundo José Maria da Cunha, o projeto apresentado pela Prefeitura “está muito bom” e deverá ser executado dentro do pacote de obras de duplicação da rodovia com algumas pequenas alterações. As intervenções estão previstas dentro do lote de obras de duplicação da 381, que contempla o trecho entre o acesso sul de Nova Era e a extremidade oeste do atual anel rodoviário.

As obras de duplicação da rodovia deverão iniciar-se ainda este ano segundo o governo federal. Elas contemplam 330 km de rodovia em 11 lotes entre o anel rodoviário de Belo Horizonte e a cidade de Governador Valadares, passando pelas cidades do Vale do Aço. O edital, lançado na semana passada, deverá ter o vencedor conhecido no início de junho, segundo previsão do DNIT.

Além de garantir a inclusão da construção do trevo de acesso de Timóteo ao anel rodoviário, o superintendente regional do DNIT confirmou a intenção do órgão de repassar para o município a responsabilidade do trecho antigo da BR que corta o distrito de Cachoeira do Vale. “Não tem como o DNIT garantir o funcionamento desses trechos não prioritários da rodovia”, justificou, informando que aguardará o projeto de reforma da Prefeitura para a execução pelo DNIT.


As intervenções no trecho do anel rodoviário que dá acesso a Timóteo
foram autorizadas pelo superintendente regional do DNIT, José Maria da Cunha

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