Cidades

Onda de frio continuará nos próximos dias

DA REDAÇÃO – O Instituto Nacional de Meteorologia prevê mais frio até o fim desta semana e durante a próxima, quando a tempestade tropical Yekecan começa a se dispesar em direção ao aceano. Em Ipatinga e demais cidades do Vale do Aço, a previsão do INMET é a seguinte:

. Quarta-feira (18): min de 11º e máxima de 25º

. Quinta-feira (19): minima de 8º e máxima de 24º

. Sexta-feira (20): mínima de 10º e máxima de 23º

. Sábado (21): mínima de 11º e máxima de 24º

. Domingo (22): mínima de 11º e máxima de 24º.

VENTOS

No decorrer da quarta (18) permanece a condição de ventos fortes no leste e litoral gaúcho, e litoral sul de Santa Catarina com rajadas acima de 110 km/h. No final do dia os ventos tendem a diminuir de intensidade. A previsão é do Instituto Nacion al de Meteorologia (INMET).

O INMET indica formação de geada no centro-norte do Paraná, em São Paulo, especialmente na Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba, no Triângulo e centrossul de Minas Gerais, no Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás.

Estas condições persistem, pelo menos, até o final de semana quando volta a ter condições de geada no Sul do país.

Segue a condição de neve até a próxima quarta (18) nas Serras Gaúcha e Catarinense e sul do Paraná.

SOM DO CÉU

A formação da Tempestade Subtropical “Yakecan” começou na noite de segunda-feira (16) favorecendo a intensificação dos ventos no litoral sul e leste do Rio Grande do Sul e no litoral de Santa Catarina. A evolução desse sistema ao longo da semana terá rajadas de vento que podem superar os 100 km/h.

A expressão “Yakecan” significa “o som do céu” em tupi-guarani. A nomenclatura foi oficialmente estabelecida por meio do Aviso Especial nº 356/2022, publicado no site do CHM, conforme a relação de nomes que consta nas Normas da Autoridade Marítima para as Atividades de Meteorologia Marítima nº19 (NORMAM-19), disponível em https://www.marinha.mil.br/dhn/?q=pt-br/normas-legislacoes.

Até a noite da quarta-feira, dia 18, a Tempestade Subtropical “Yakecan” poderá se intensificar e ser classificada como Tempestade Tropical, quando as rajadas de vento poderão superar os 110 km/h, do extremo sul e leste do Rio Grande do Sul ao litoral sul de Santa Catarina.

Até o final da semana, o sistema se deslocará ao litoral da Região Sudeste perdendo força.

NOTA DA MARINHA

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.

Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/sevicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o RUMAR – Instituto Rumo ao Mar.

Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com