Cultura

Festival no Parque Ipanema fecha projeto educacional ipatinguense

Iniciativa integra, estimula, valoriza e promove talentos nas escolas municipais

IPATINGA – Foi realizado nesta quarta-feira (23), nos galpões do Parque Ipanema, o Festival de Xadrez, terceira e última etapa do bem-sucedido projeto educacional ipatinguense denominado “Além dos Muros”.

A primeira etapa contou com atividades pedagógicas, mostras culturais e esportivas nos polos de Educação Integral, praças e espaços no entorno das escolas. A segunda foi a mostra cultural dos alunos da Educação Integral, apresentações de dança, música e teatro, que aconteceu no mês de outubro, no Instituto Cultural Usiminas.

O projeto “Além dos Muros” visou a  estimulação, valorização e promoção de talentos das escolas municipais de Ipatinga, acontecendo em várias regiões da cidade, sob a coordenação da Seção de Projetos e Programas Especiais (Sepes) da Secretaria de Educação. Faz parte da grade da Educação Integral no município, com o intuito de  ampliar os espaços de aprendizagem para além das salas de aula, com realização de atividades pedagógicas, apresentações de música, dança, teatro, artes visuais e esportes fora do ambiente escolar.

“Entre outros objetivos, o projeto tem como intenção o estreitamento das relações de cada unidade escolar com o seu entorno, e nada melhor que encerrar a iniciativa com chave de ouro, reunindo centenas de alunos da rede para, além de confraternizarem entre si – uma vez que não se trata de uma competição e sim de um festival -, praticarem essa modalidade que cresce cada vez mais”, comentou a secretária de Educação do município, Patrícia Avelar. 

Gisele Andrade, mãe de aluna da Escola Municipal Padre Cícero de Castro, do bairro Bom Retiro, também ressaltou o significado do projeto: “Esse tipo de evento é muito importante para o desenvolvimento das crianças, para descobrirem seus dons através das atividades, além da convivência com alunos de outras escolas com essas saídas dos polos. Tenho duas filhas na rede municipal, e o desenvolvimento de cada uma delas após entrarem na Escola de Tempo Integral é muito grande”, avaliou. 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com