Cidades

Aperam tem últimos dias para inscrições dos cursos gratuitos para mulheres

Serão ofertadas mais de 40 vagas para os cursos de Operadora Siderúrgica Soldadora e Manutenção Mecânica, inclusive para mulheres trans

TIMÓTEO – As inscrições para as qualificações de Operadora Siderúrgica Soldadora e Manutenção Mecânica, promovidas pela Fundação Aperam Acesita, por meio do Instituto do Inox, encerram na próxima sexta-feira (20/10). A iniciativa integra o programa de Inclusão & Diversidade da Aperam. As vagas são limitadas e o edital está disponível no site www.institutodoinox.com.br. 

Os cursos são gratuitos e voltados exclusivamente para mulheres (inclusive trans) a partir de 18 anos e que tenham o Ensino Médio completo. A taxa de inscrição tem o valor de

R$50, porém, as candidatas inscritas no CadÚnico podem solicitar a isenção mediante comprovação.

O processo seletivo compreende inscrição, aplicação de provas de conhecimento (Língua Portuguesa e Matemática), avaliação psicológica e entrevista, divulgação de resultados e efetivação de matrícula. A participação nos cursos não gera vínculo empregatício ou contratação por empresas do grupo Aperam.

PREPARAÇÃO PARA O MERCADO

As aulas serão no Centro de Formação Profissional Aperam, em Timóteo, e terão início em dezembro deste ano. Ao todo, serão oferecidas 44 vagas, sendo 12 vagas para Operadora Siderúrgica Soldadora (dezembro/23), 20 vagas para Manutenção Mecânica (dezembro/2023) e outras 12 vagas para Operadora Siderúrgica Soldadora (fevereiro/2024).

A capacitação Operadora Siderúrgica Soldadora está alinhada às necessidades do mercado siderúrgico do Vale do Aço, para o processo de soldagem. Com carga horária prevista de 220 horas, o conteúdo inclui conhecimentos institucionais básicos sobre saúde e segurança, desenvolvimento das relações humanas, desenvolvimento técnico oxicorte (maçaricos) e desenvolvimento técnico em soldagem (Eletrodo Revestido).

A qualificação em Manutenção Mecânica vai capacitar as mulheres participantes para atuar na siderurgia da região. O programa inclui conhecimentos sobre saúde e segurança e desenvolvimento das relações humanas, além de desenvolvimento técnico em metrologia dimensional, desenhos, tecnologia, ferramental, conjuntos mecânicos, hidráulica básica, pneumática, lubrificação básica, ajustes e tolerâncias e máquinas rotativas e desenvolvimento técnico em soldagem (Eletrodo Revestido) com carga horária prevista de 207 horas de qualificação.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com