Cidades

Timóteo adere a protocolo em planejamento reprodutivo e inserção do DIU

TIMÓTEO – A secretária municipal de Saúde de Timóteo Ana Paula Campos,  acompanhada pela gerente de Atenção Primária a Saúde Fernanda Gama e também pelo secretário de Governo, Eduardo Morais,  recebeu a representante do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (COREN MG), Helisamara Mota Guedes, para a assinatura oficial do termo de compromisso que constitui o instrumento de participação de duas enfermeiras efetivas do município no Curso de Formação na Consulta de Enfermagem com foco no Planejamento Reprodutivo e Inserção do Dispositivo Intra Uterino – DIU.

O projeto tem como objetivo incluir a Enfermagem no fluxo de atendimento de saúde reprodutiva, contribuindo para a qualificação da assistência, redução dos índices de gravidez indesejada e expansão do acesso ao planejamento sexual e reprodutivo.

CONTRACEPTIVO

As enfermeiras foram capacitadas e cumprem o disposto na Resolução COFEN nº 690/2022. Elas estão aptas a realizar a consulta clínica, prescrever e inserir o DIU. O DIU de cobre é um excelente método de anticoncepção disponibilizado pelo Ministério da Saúde que apresenta elevada eficácia, tem poucos efeitos colaterais e adversos como: alterações da menstruação, cólicas e possibilidade rara de perfuração uterina. Não existem efeitos metabólicos e tem duração de uso de 10 anos, após a sua inserção.

A indicação do DIU é para toda e qualquer mulher, independentemente se adolescente ou adulta, que preencha os critérios de elegibilidade para anticoncepção.

As enfermeiras Denice Moreira de Assis Nunes e Fernanda Ferreira Paula Paiva concluíram a carga horária teórica do Curso em setembro de 2023, a capacitação para a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) com aulas teórico-práticas serão realizadas nos dias 16, 17 e 18 de janeiro de 2024 supervisionadas pela professora Helisamara, enfermeira obstétrica, professora da Universidade Federal do vale do Jequitinhonha e Mucuri e também conselheira da nova Gestão 2024/2026, eleita recentemente para o Coren MG.

A oferta, indicação, inserção e retirada do DIU devem ser realizadas por profissionais capacitados, após avaliação clínica da pessoa, com informações claras sobre os benefícios e possíveis riscos, e assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com