Cidades

Vereadores explicam denúncias de gastos excessivos com viagens

Roberto Carlos disse que viu a oportunidade de agregar mais conhecimento às realizações do seu mandato; Ley: “Gostaria de ressaltar que viajei a Fortaleza para estudar e não para fazer turismo”

TIMÓTEO – Os vereadores Roberto Carlos (PTdoB) e Ley do Trânsito (PSD) concederam entrevistas coletivas à imprensa regional, na tarde desta segunda-feira (30), respondendo a várias perguntas sobre os cursos realizados pelos parlamentares durante o ano passado e que foram alvo de denúncias feitas por jornais da capital.

Como presidente do Legislativo no biênio 2013/2014, Ley autorizou viagens para a realização de cursos de qualificação para servidores e quase todos os vereadores da Casa, sempre após análise técnica dos setores administrativos competentes.

Sobre o conteúdo do curso realizado em Fortaleza (CE) entre os dias 25 e 31 de dezembro – “Prevenção às drogas, Resgatando a ética e a cidadania”, “Projetos para prevenção do câncer de mama” e “Integração de projetos” – Roberto Carlos afirmou que resolveu viajar por enxergar a oportunidade de agregar mais conhecimento às realizações do seu mandato.

“Sou idealizador do projeto “Crack, só do Futebol”, que trata sobre um grave e ainda atual problema do nosso município, que são as drogas. A ação movimentou mais de 10 mil pessoas em 2013 e 2014 e nós precisamos continuar a chamar atenção para a prevenção, combate e tratamento das drogas na nossa cidade”, disse Roberto.

EXERCÍCIO PARLAMENTAR
Ley do Trânsito entende que os cursos autorizados e realizados por ele são de extrema importância para o desenvolvimento parlamentar de uma cidade do porte de Ipatinga. “Por meio desses cursos buscamos a qualificação necessária para desenvolvermos o exercício parlamentar”.

Apesar de reconhecer a importância do curso feito em Fortaleza para o seu mandato, Roberto Carlos afirmou que, devido “ao tumultuado momento político vivido pelo país”, admite que o período em que aconteceu foi impróprio. Ele esclareceu que quanto ao local onde foi realizado o treinamento, essa é uma questão que não existe influência por parte dos vereadores, sendo definida pela empresa organizadora do curso.

Diante da repercussão do caso, Roberto Carlos decidiu devolver os valores recebidos a título de diárias para a viagem a Fortaleza. “Acredito ser a decisão mais acertada no momento. Agora vou levar os documentos necessários e que comprovam a minha participação e presença no curso para o Ministério Público. Além do comprovante de depósito do dinheiro”, declarou o vereador.

LISURA E TRANSPARÊNCIA

Ley do Trânsito foi questionado pelos jornalistas se adotaria a mesma posição, mas segundo ele, por entender que não houve ilegalidade ou qualquer irregularidade na realização do curso, prefere aguardar que o Ministério Público se pronuncie sobre o caso. “Estamos prontos para atender ao MP no que for necessário, encaminhando toda a documentação necessária. Vamos provar que atuamos com lisura e transparência. Gostaria de ressaltar que viajei a Fortaleza para estudar e não para fazer turismo, como maldosamente afirmaram jornais da capital.”

Apontado pela imprensa da capital como sendo o vereador que mais viajou e recebeu diárias em 2014, Ley do Trânsito explicou que como presidente da Casa, além de cursos, fez várias viagens como representante da Câmara Municipal, inclusive para buscar recursos para a cidade. “Trouxe através de viagens recursos para a construção da UPA e de unidades de saúde. O presidente representa o Legislativo e acaba realmente viajando mais que os demais parlamentares”.

GASTOS TOTAIS
Sobre o montante de R$ 400 mil investidos pela Câmara Municipal em cursos de capacitação, passagens aéreas e diárias para vereadores e servidores de carreira, Ley do Trânsito afirmou que o valor é definido no Orçamento do Legislativo, que anualmente é aprovado pelos vereadores.

Perguntado por um dos repórteres se existiria algum adversário político por detrás das denúncias encaminhadas aos jornais da capital, Ley disse que o fato de adotar uma postura oposicionista desde o início do seu mandado pode incomodar algumas pessoas. “Nossa cidade vive vários problemas e se existe alguém querendo mudar o foco disso, encaminhando deliberadamente informações maldosas para jornalistas que não conhecem a realidade de nossa cidade, essa pessoa é que está precisando passar por uma qualificação para entender qual é o verdadeiro papel de um político”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com