Cidades

Programa quer impulsionar agricultura familiar em Ipatinga

IPATINGA – A cidade, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), recebeu nesta segunda (21) e terça-feira (22) a visita de técnicos da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer). A agenda é parte de uma colaboração estratégica dentro do programa “+Pecuária Brasil”, que objetiva aprimorar a genética do rebanho bovino e impulsionar a agricultura familiar, responsável por 73% do suprimento do consumo interno do país.

O programa em questão abrange três etapas. A primeira fase concentrou-se no cadastro dos produtores rurais. Atualmente, o programa está na fase de protocolo de inseminação por tempo fixo das fêmeas bovinas participantes. As próximas etapas acontecerão entre os dias 29 e 31 de agosto, com a última fase do projeto marcada para 1º de setembro.

TOUROS DOADORES

O acordo com o município tem validade inicial de um ano, com possibilidade de renovação. Os produtores rurais que atendam aos requisitos do programa terão a oportunidade de selecionar touros doadores de sêmen por meio de um catálogo fornecido pela empresa Alta Genetics, parceira da Conafer. Este trabalho será conduzido sem nenhum custo para os pecuaristas, que apenas precisarão seguir as diretrizes estabelecidas.

FORTALECIMENTO DA PECUÁRIA

“Este acordo de cooperação é uma vitória para os pequenos e médios produtores rurais, promovendo práticas que fortalecerão a pecuária local e aumentarão a produção bovina”, descrevem os gestores da Semdetur, para acrescentar em seguida: “Além disso, essa iniciativa visa melhorar a produtividade do rebanho, utilizando tecnologias de biotecnologia da reprodução para aumentar a taxa de prenhez e proporcionar ganhos genéticos aos animais. Isso será realizado por meio da Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) das fêmeas bovinas com sêmen de raças mais adequadas à realidade local, considerando até mesmo as condições climáticas, o que aumentará a eficiência na exploração agropecuária. Também está previsto o diagnóstico gestacional por ultrassonografia dos animais de leite e corte inseminados pelo programa”, detalha a repartição.

SEGURANÇA ALIMENTAR

Dijalma Pires Matos, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ipatinga, destaca que esse programa beneficia a todos os munícipes. “É importante ressaltar que, além dos produtores rurais, que terão melhorias socioeconômicas para suas famílias e genética de rebanho, a população também ganhará, com uma maior oferta de produtos de origem animal e maior segurança alimentar. Além disso, a prefeitura se beneficiará com a contribuição do setor agropecuário em termos de renda e emprego”, afirma.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com