Cidades

Servidores treinam com urnas eletrônicas para Eleição Mirim

Pleito está marcado para esta quinta-feira (3) e contará com a participação de 12 mil estudantes; parceria com a Justiça Eleitoral foi fundamental na cessão das urnas eletrônicas

IPATINGA – Os servidores da Câmara Municipal de Ipatinga que participarão como mesários na Eleição Mirim do dia 3 de outubro passaram por treinamento dado por técnicos da Justiça Eleitoral, juntamente servidores da Câmara de Ipatinga responsáveis pela organização do pleito. A eleição contará com a participação de 12 mil alunos, de 41 escolas particulares e públicas do município, superando a edição anterior, em 2017, que contou com 37 escolas.

Durante o treinamento, Luiza Maria de Sá, responsável pelo Cartório da 348ª Zona Eleitoral, explicou o funcionamento da urna eletrônica, que será a mesma utilizada em uma eleição oficial. As urnas foram cedidas pela Justiça Eleitoral, que firmou parceria com a Câmara para as Eleições Mirins deste ano. Na eleição anterior, foram utilizados tabletes com programa desenvolvido pela equipe técnica de Informática da Câmara.

“Neste ano, os alunos terão a mesma experiência de um adulto em uma eleição para presidente ou para prefeito. As urnas eletrônicas são as mesmas de uma eleição normal, o que aumentará o engajamento da garotada. Para termos essas urnas eletrônicas, foi fundamental a parceria com a Justiça Eleitoral, que carinhosamente cedeu esses equipamentos, com todo apoio do corpo técnico do órgão”, disse o vereador Jadson Heleno, presidente da Câmara Municipal de Ipatinga.

A chefe do Cartório Eleitoral apresentou os procedimentos que têm que ser tomados ao utilizar o equipamento, desde o momento inicial até o fechamento da votação. Uma equipe de apoio estará de plantão caso haja algum tipo de problema, como a substituição de uma urna eletrônica.

“Todo o treinamento dado aos servidores da Câmara segue a mesma lógica de um treinamento de mesários de uma eleição oficial. A diferença que neste caso não haverá fiscais, responsáveis pela lisura de um pleito oficial”, disse Luiza de Sá.

A votação iniciará às 8h, com fechamento previsto para as 17h. Algumas escolas participarão em apenas um período, como é o caso da Escola Estadual João XXIII, no bairro Iguaçu, que funcionará apenas no turno vespertino.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com