Cidades

Prefeitura homenageia vencedores do Prêmio Educa Ipatinga

Homenagem às escolas municipais onde os projetos foram desenvolvidos em 2015    (Fotos: Rodrigo Dávila)

 

IPATINGA – “Desde 2013 investimos na consolidação da política de Educação Integral em Ipatinga. Este processo se dá por meio das experiências vividas em cada território escolar e do diálogo com a comunidade na qual as unidades estão inseridas. Assim, vamos construir um projeto educacional que vise à formação humana em todos os seus aspectos”. Com estas palavras a secretária municipal de Educação Leida Tavares, avaliou as iniciativas inscritas no 1º Prêmio Educa Ipatinga, durante a abertura da cerimônia de homenagem aos vencedores, no Clube Morro do Pilar.

A solenidade foi realizada pela Prefeitura na noite da última quinta-feira (17/12) e contou a presença dos 28 professores homenageados, comunidade escolar e demais convidados para a entrega dos troféus da primeira edição do prêmio. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), o objetivo é reconhecer as experiências exitosas desenvolvidas neste ano na rede municipal, conforme as diretrizes e metas propostas pelas escolas nos Termos de Compromisso de Gestão assinados em 2015.

“O prêmio Educa Ipatinga foi lançado porque acreditamos no potencial e no comprometimento dos profissionais da nossa rede. Isso não significa que o trabalho esteja encerrado, mas que vamos lançar um olhar ainda mais apurado sobre que está sendo produzido, reconhecer méritos e identificar o que precisa de continuidade ou de ser revisto”, destacou Leida Tavares.

Nesta primeira edição, os profissionais da Educação concorreram nas seguintes categorias: “Temas livres”, abordando os subtemas “Educação Infantil”, “anos iniciais do Ensino Fundamental”, “anos finais do Ensino Fundamental” e “Educação de Jovens e Adultos”. Quem optou pela categoria “Temas Específicos” apresentou projetos sobre “Educação Integral”, “gestão compartilhada com a comunidade escolar”, “alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental” e “Educação Inclusiva”.

 


O professor Douglas Geraldo apresentou ORYAIS – brincadeiras indígenas – aos seus alunos

RECONHECIMENTO
Premiada na subcategoria “Educação Infantil”, a professora Janif Vínsula Fernanda Reis, da Escola Municipal Infantil Primeiros Passos, não escondeu a emoção. “Quero agradecer à SME por este momento de alegria. Reconhecer nossas práticas pedagógicas vai estimular o desenvolvimento de novas propostas para 2016”, disse a autora do projeto.

Na subcategoria “Anos iniciais do Ensino Fundamental”, o destaque foi o trabalho “ORYAI”, que no dialeto indígena significa brincadeiras. O autor do projeto, Douglas Geraldo, ficou surpreso com o resultado. “Estou muito feliz em ter meu trabalho reconhecido, em meio a tantos bons projetos inscritos nesta categoria”, contou o professor de Educação Física que apresentou brincadeiras indígenas seus alunos.

Para a professora Jacqueline Teodoro Pires, autora do projeto “Um lugar diferente fazendo a diferença”, a experiência pedagógica cumpriu um papel importante na implantação de ações para o desenvolvimento integral dos alunos. “Implantamos uma horta comunitária junto aos estudantes e criamos artesanatos com materiais reciclados. Em todas as atividades os alunos puderam levar pra casa o fruto de cada trabalho. Estamos colaborando para a formação de uma geração de cidadãos conscientes”, avalia a professora da Escola Municipal Hugo Duarte.

Ao todo 8 projetos foram destaque em cada subcategoria. Na classificação “Educação de Jovens e Adultos”, o projeto “Coisas de Minas”, da professora Elaine Lopes de Amorim, da E.M. Márcio Andrade Guerra, foi o premiado. O projeto “Leitura em movimento”, de autoria da educadora Rosy Jardim de Oliveira Lima, foi destaque na subcategoria “Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental”.

A E. M. João Reis de Souza teve dois projetos selecionados em 1º lugar. Na subcategoria “Anos finais do Ensino Fundamental”, o vencedor foi “Nascentes: conhecer para valorizar com práticas pedagógicas”, da professora Zilma Lima Miranda Scarabelli. Já na subcategoria “Gestão compartilhada com a comunidade escolar”, o projeto destacado foi “Quem sou eu deixa marcas”, da professora Glaucia Malaquias Nicolau.


A espectativa da professora Priscila Rodrigues é que o Prêmio Educa Ipatinga estimule o desenvolvimento
de novas práticas na rede municipal em 2016

 

VOTO POPULAR
Além do primeiro lugar por subcategoria, ao final da cerimônia também foi premiado o vídeo mais curtido na categoria “Voto Popular”. Com 896 curtidas o projeto “Aprender com as diferenças é aprender com competência” foi o grande vencedor da noite. Os vídeos ficaram disponíveis na página da Prefeitura de Ipatinga no Facebook e receberam votos entre os dias 15 a 17 de dezembro.

“Acredito que o Prêmio Educa Ipatinga despertou uma nova forma de olhar para a Educação do município. Espero que ele sirva de estímulo para desenvolvermos novas práticas em nossas escolas em 2016”, disse a professora Priscila Rodrigues, autora do projeto vencedor pela na subcategoria “Educação Inclusiva” e na categoria “Voto Popular”.

PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL
O projeto “Ler e Escrever Não Tem Fronteiras”, criado pelas professoras Aparecida Alves Gonçalves e Niusa Aparecida da Silva, também foi homenageado durante o evento. O projeto foi considerado uma das melhores propostas pedagógicas do Estado pela 9ª edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB).

A iniciativa na qual as professoras se inscreveram premia docentes em seis categorias: creche, pré-escola, ciclo de alfabetização, 4º e 5º anos, 6º ao 9º ano e Ensino Médio; buscando assim reconhecer e divulgar o trabalho realizado em escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Nesta edição, Minas Gerais bateu o recorde de inscrições com 764 escolas no PGE e 1.488 professores no PPB.


A professora Aparecida Alves Gonçalves homenageada pela sua participação no 9ª edição do Prêmio Professores do Brasil


Jacqueline Teodoro Pires, autora do projeto “Um lugar diferente fazendo a diferença”_ Experiência pedagógica cumpriu um papel importante para o desenvolvimento integral dos estudantes


Homenagem às escolas municipais onde os projetos foram desenvolvidos em 2015.

 

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