Vida & Saúde

Onda de calor exige cuidados especiais com a saúde

Diante de cenário com condições climáticas extremas é importante evitar a exposição ao sol e priorizar os cuidados com idosos, crianças, pacientes fragilizados e trabalhadores que precisam se expor ao sol

IPATIGNA – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta esta semana, para a chegada de uma onda de calor nas regiões Sudeste e Centro-oeste do país, no decorrer dos próximos dias. O aviso meteorológico, classificado como nível amarelo (perigo potencial), indica que as temperaturas máximas nas regiões citadas devem ficar até 5ºC acima da média. Diante de um cenário com condições climáticas extremas é importante evitar a exposição ao sol e priorizar os cuidados com idosos, crianças, pacientes fragilizados e trabalhadores que precisam se expor ao sol rotineiramente.

Para isso, a Fundação São Francisco Xavier, mantenedora referência na promoção da saúde, orienta para algumas recomendações indicadas por especialistas para esse período.

RECOMENDAÇÕES

Hidratação: mantenha o corpo hidratado, priorizando a ingestão de água regularmente ao longo do dia. A hidratação oral é indispensável para os dias quentes. Recomenda-se a ingestão de pelo menos 2 litros de água ao dia e o consumo de alimentos que auxiliam na hidratação, como as frutas.

Proteção solar: para se proteger do sol, use protetor solar, bonés, roupas leves e adereços que minimizam a exposição direta aos raios solares. Evite atividades ao ar livre durante os horários de maior incidência do calor.

Ambientes climatizados: para se abrigar do calor intenso opte por estar em locais frescos e climatizados, especialmente durante as horas mais quentes do dia.

Sintomas de Insolação: procure assistência médica em casos de sintomas avançados de tontura, náusea e pele avermelhada.

A FSFX orienta que a prevenção é fundamental para evitar problemas de saúde durante os dias de calor excessivo. É importante atentar-se para cuidados e garantir o bem-estar de todos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com