Cidades

Médico Márcio Castro conquista título de mestre

IPATINGA – Muito se fala sobre como a sociedade lida com os valores, principalmente os éticos e morais, não somente na vida pessoal, mas também no ambiente de trabalho. Dos profissionais da saúde, em decorrência da função e da natureza das ações por eles desempenhadas, espera-se que a ética prevaleça. Pautado nessa linha, o médico infectologista cooperado da Unimed Vale do Aço, Márcio de Castro, conquistou o título de mestre em ensino em saúde pela Universidade Unifenas, de Belo Horizonte.

A defesa da tese diante da banca composta por docentes da UFMG e UNESP, ocorreu em fevereiro deste ano e teve como título “Avaliação do desenvolvimento moral do estudante de medicina”. Além de destacar a conquista, o médico reforçou a importância do tema escolhido por ele em sua pesquisa.

“A discussão de ética sempre me motivou, tanto sob o viés da filosofia, quanto na prática médica. A medicina é uma das profissões com maiores expectativas e exigências de comportamento moral e, a todo momento, lidamos com questões e dilemas éticos. Entretanto, pouco se discute ou se investe no desenvolvimento moral. Encontrei neste mestrado uma oportunidade de estudar o tema, adequando a proposta de estudo dentro da lógica do ensino em medicina”, contou Dr. Márcio de Castro.

O infectologista ainda explicou de que forma o mestrado enriquece sua formação e prática diária da medicina. “O mestrado trouxe não somente uma formação específica em ensino em saúde, focando nas metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Como, também, propiciou-me o desenvolvimento de uma pesquisa no campo da ética e me permitiu o aprimoramento da metodologia científica”, concluiu.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com