Cidades

Fabriciano mantém alerta para chuvas e trabalhos de monitoramento

Apesar do volume de precipitação no final da tarde desta quarta-feira (27), no município foram registrados ocorrência sem grandes danos ou vítimas

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Defesa Civil, mantém o alerta para o período chuvoso e continua com o trabalho de monitoramento das áreas com risco de deslizamento e alagamentos na cidade.

No final da tarde desta quarta-feira (27), o município foi atingido por uma chuva com grande volume de precipitação – em torno de 45,2 milímetros.  “Apesar do susto na população, dado o grande volume de água em pouco tempo, não tivemos nenhuma grande ocorrência, desabrigados ou desalojados”, explica a coordenadora de Prevenção de Risco e Defesa Civil do município, Rebecca Emily Prado Morais Cacau.

BALANÇO

Segundo balanço da Defesa Civil, atualizado na manhã desta quinta-feira (28), foram registrados alguns pontos de alagamentos. O Ribeirão Caladão chegou a sair da calha em pontos específicos, mas voltou ao leito poucas horas depois da chuva, ainda na noite de quinta-feira.

Uma das principais ocorrências foi na Avenida Padre Américo, bairro Caladão, onde houve um deslizamento de terra. Equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos iniciaram os trabalhos de avaliação e limpeza do local também na quinta-feira. Uma árvore caiu dentro do córrego na rua Equador, no Caladinho. O tronco e folhagens já foram recolhidos pelas equipes de Limpeza Urbana.

As equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura, trabalham também em outras ocorrências pontuais pela cidade. E segue em regime de plantão, inclusive no feriado de Ano Novo, para atender eventuais ocorrências que possam ser causadas pelas chuvas.

PLANO

O município possui um Plano de Contingência, completo e detalhado, pronto para ser acionado em caso de desastres naturais. A Defesa Civil reitera que seu trabalho não se restringe ao período chuvoso e que ao longo do ano realiza diversas ações, sobretudo, voltadas à prevenção, como vistorias, orientação dos moradores dos pontos de risco.

No período chuvoso intensifica o monitoramento das áreas de risco e a previsão de chuvas. Inclusive, o órgão municipal, emite boletins com a previsão meteorológica periodicamente e os alertas de fortes chuvas em seus canais oficiais de comunicação com a população. Além disso, atua em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil, pelo 3406-7352.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com