Cidades

Equipe do Ibope realiza terceira fase de pesquisa sobre coronavírus em Ipatinga

Começa no próximo dia 21 de junho, domingo, e se estende até o dia 23, terça-feira, em Ipatinga, a terceira fase da pesquisa coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), que busca entender as formas de propagação e velocidade da Covid-19 no Brasil. O estudo vem sendo realizado em mais de 130 cidades do país.

IPATINGA – Os pesquisadores do Ibope Inteligência estarão em Ipatinga, mais uma vez, para visitar residências e convidar 250 moradores a realizar testes rápidos para o coronavírus. O processo é o mesmo em cada uma das cidades incluídas na pesquisa.

“É fundamental que a população aceite participar. É de grande valia realizar esses 200 testes aqui na cidade, para que possamos apresentar estimativas sobre a real dimensão da Covid-19 no Brasil e também na nossa cidade, que foi contemplada com a realização da pesquisa. Além de contribuir com o esforço coletivo de enfrentamento da pandemia, o participante tem a oportunidade de realizar o exame e saber o resultado na hora”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Érica Dias.

O Estudo de Prevalência da Infecção por Covid-19 no Brasil (EPICOVID19-BR), coordenado pela Universidade Federal de Pelotas com financiamento do Ministério da Saúde, envolve um dos maiores levantamentos populacionais do mundo em estimativa da prevalência de Covid-19.

ETAPAS

De acordo com informações do estudo, a segunda etapa da pesquisa apresentou evidências inéditas sobre a velocidade de expansão do coronavírus em 83 cidades do país. A proporção de pessoas que já contraíram o vírus no Brasil aumentou em 53% no período de duas semanas entre a primeira etapa, realizada de 19 a 21 de maio, e a segunda, de 4 a 5 de junho.

Os dados mais recentes também mostram que, para cada diagnóstico confirmado, existem ao redor de seis casos reais não notificados na população. Para se ter uma ideia, as estimativas somam mais de 1,7 milhão de pessoas que têm ou já tiveram o coronavírus, contra o total de 296.305 casos notificados em 120 cidades brasileiras na véspera do segundo levantamento da pesquisa.

Em Ipatinga, na segunda fase da pesquisa, todos os mais de 220 testes aplicados nos moradores acusaram resultado negativo para a doença.

PESQUISA

O estudo inclui a cidade mais populosa de cada uma das 133 sub-regiões definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o território nacional. A seleção das residências e das pessoas a serem entrevistadas e testadas ocorre por meio de um sorteio aleatório, utilizando os setores censitários do IBGE como base. Para o exame, os pesquisadores coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em poucos minutos.

Enquanto aguarda o resultado, o participante responde a perguntas sobre sintomas da Covid-19 nas últimas semanas, busca por assistência médica e rotina em relação às medidas de prevenção e isolamento social.

Em caso de resultado positivo, os profissionais comunicam a Vigilância Epidemiológica local.

IDENTIFICAÇÃO

Os pesquisadores que realizam as visitas estão identificados por crachá do Ibope Inteligência e utilizam os equipamentos de proteção individuais (EPIs): máscaras, toucas, aventais, sapatilhas (todos descartáveis), óculos de proteção e luvas. Todos os profissionais são testados, e apenas aqueles com resultado negativo realizam as visitas domiciliares.

O estudo tem aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e cumpre todos os requisitos de segurança necessários, para proteger os pesquisadores e a população.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com