Cidades

PMI adota protocolo de testagem em famílias com óbitos por Covid-19

IPATINGA – Servidores da Secretaria de Saúde de Ipatinga iniciaram o protocolo de testagem de residentes em casas onde foram notificados casos de óbitos em razão da Covid-19. Os testes rápidos estão sendo aplicados na própria residência, mesmo em pacientes assintomáticos, dentro do período de quarentena, e faz parte do esforço da Administração em notificar e acompanhar casos positivos. 

“Esse protocolo é do município. Em todas as casas que acontecerem óbitos nós vamos testar os moradores, garantindo assim a tranquilidade das famílias. Entretanto, mesmo com o teste rápido, os moradores devem ficar atentos aos sintomas, uma vez que a pessoa que está com sintomas fora do décimo ao décimo segundo dia, ao fazer o teste, pode receber a notificação de um falso negativo. Por esse motivo, é muito importante manter o acompanhamento. Lembrando que, mesmo assim, todos os moradores daquela residência serão testados, até pelo fato de muitos desses casos serem de pacientes assintomáticos”, explicou a secretária de Saúde do município, Érica Dias.

Além da adoção deste novo protocolo, a força-tarefa para a testagem de pacientes suspeitos de terem contraído a doença continua atuando pelos diversos bairros da cidade, assim como no último final de semana.

“Na verdade, esse processo é um reforço da nossa equipe, um total de dez espalhadas em toda a cidade para poder testar 100% daquelas pessoas notificadas entre o décimo e décimo segundo dia do início dos sintomas. Essa força-tarefa vai continuar pelos próximos dias para atender a demanda do município”, finalizou a secretária.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com