Cidades

Alberto Akikazu Ono recebe título de Cidadão Honorário de Ipatinga

A honraria ao presidente da Usiminas, de autoria da vereadora Cecília Ferramenta, foi concedida pela Câmara de Ipatinga em reconhecimento à contribuição para o desenvolvimento socioeconômico da cidade

IPATINGA – A Câmara Municipal homenageou o engenheiro metalúrgico Alberto Akikazu Ono, atual diretor-presidente da Usiminas (Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais), concedendo-lhe o título de Cidadão Honorário de Ipatinga na última quinta-feira. A honraria foi entregue no Centro de Memória Usiminas pelo presidente da Câmara, Ley do Trânsito, e pela vereadora Cecília Ferramenta, que propôs o projeto de concessão da honraria.

Alberto Ono sucedeu Sergio Leite de Andrade, engenheiro que também recebeu a mesma homenagem da Câmara Municipal de Ipatinga, como diretor-presidente da Usiminas em maio de 2022. Alberto Akikazu Ono detém um PhD em Metalurgia pela Universidade de Tóquio e um mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo (USP).

Ono está na Usiminas desde 2009, onde já ocupou importantes cargos como Diretor Corporativo de Planejamento e Controle de Gestão, Diretor de Planejamento Econômico-Financeiro e Vice-Presidente de Finanças e Relações com Investidores.

CARREIRA NOTÁVEL

Antes de ingressar na Usiminas, Ono teve uma carreira notável em grandes empresas do setor, como Aços Villares, CBMM, Votorantim Industrial e Votorantim Siderurgia. Nessas organizações, ele atuou em áreas de Planejamento, Gestão e Controle, focando na implementação de ferramentas de planejamento e métricas para monitoramento e avaliação de resultados operacionais e econômico-financeiros.

DESAFIO

Um dos primeiros desafios de Ono na Usiminas é a reforma do Alto Forno 3, a instalação mais importante do complexo siderúrgico de Ipatinga. Este projeto, envolvendo investimentos de R$ 2,1 bilhões e mobilizando milhares de trabalhadores, sinaliza o início de um novo ciclo de desenvolvimento socioeconômico para Ipatinga.

LAÇOS COM A CIDADE

Ley do Trânsito, presidente da Câmara de Ipatinga, aproveitou a cerimônia para reforçar os laços com a siderúrgica que, por quase 61 anos, transformou a história da cidade.

“É crucial valorizar aqueles que contribuem para o desenvolvimento de nossa cidade e de nosso povo. Aproveitamos a cerimônia para visitar o Centro de Memória Usiminas, com planos de retornar acompanhados de todos os vereadores e das crianças da Câmara Mirim, para que mais pessoas conheçam e se apropriem da história de Ipatinga,” disse Ley.

Cecília Ferramenta, vereadora e proponente da honraria, reforçou que a homenagem é um reconhecimento ao papel vital de Alberto Ono, de todos os funcionários da Usiminas

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com