Cidades

Tempestades alagam e provocam caos nas cidades do Vale do Aço

IPATINGA – Em menos de 48 horas Ipatinga sofreu com duas tempestades intensas. Diversos bairros foram atingidos e pontos de alagamentos geraram engarrafamentos. Equipes municipais se desdobram para restabelecer condições de tráfego e apoio para regiões mais afetadas. Em Timóteo e alguns bairros de Santana do Paraíso também foram registrados diversos pontos de alagamento, deslizamento de terra e queda de energia.

IPATINGA

Apesar de uma previsão de 30mm de chuva para esta quarta-feira (27), Ipatinga enfrentou mais uma tempestade sem precedentes no início da noite, amargando o transbordamento do ribeirão Ipanema e alagamentos em várias ruas e avenidas. Os pluviômetros monitorados pela Defesa Civil do município registraram uma precipitação recorde de 52mm em apenas uma hora, um volume inédito na história da cidade.

Equipes de várias secretarias municipais, com apoio de empresas parceiras, atuam para amenizar pontos de inundação.

Os principais locais afetados foram Iguaçu, Jardim Panorama, Veneza, Caravelas e Centro.

Os resquícios do temporal de terça-feira também contribuíram para o agravamento da situação, já que mais de 100 árvores tombaram ou foram arrancadas pela impetuosidade dos ventos, sem tempo hábil para todas as remoções de materiais.

Entre outras regiões, o tráfego ficou caótico sobretudo próximo ao viaduto da Vila Ipanema, devido ao grande fluxo de veículos pela BR-458.

Felizmente, até o momento não há registro de vítimas, mas apenas danos materiais.

As instalações do Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro também foram alagadas.

PRAZO

A administração municipal estima que pelo menos dez dias serão necessários para devolver à cidade as condições de normalidade em sua rede viária urbana, já que ainda há muito trabalho a ser executado mesmo  em consequência da tempestade com vendaval que caiu na madrugada de terça-feira (26).

AVISO

Atenção: a recomendação é para que, havendo qualquer situação de emergência, seja acionada a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

SANTANA DO PARAÍSO

A Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso informou que as equipes da Defesa Civil e das Secretarias Municipais de Obras e de Administração estão trabalhando intensamente nos locais atingidos pela chuva, nesta noite de quarta-feira (27). Há registro de pontos de alagamento nos bairros Aguas Claras, Jardim Vitória e Parque Caravelas. As escolas estão de prontidão para caso seja necessário receber possíveis desabrigados. O município prestará toda assistência necessária. Graças a ações preventivas feitas durante todo o ano, como a limpeza das bocas de lobo e das calhas dos córregos, a situação não tomou proporções ainda mais graves. A chuva teve tamanha proporção que, no ponto mais critico, registrou 42,6mm, o que significa mais de 42 litros de água por metro quadrado no município.

TIMÓTEO

A cidade de Timóteo também foi atingida por uma forte tempestade nas últimas horas, causando alagamentos em várias ruas, principalmente nos bairros Santa Maria, Eldorado, Alegre e Santa Terezinha. Além disso, houve deslizamentos de terra nos bairros Novo Tempo e Ana Moura, onde a lama invadiu algumas avenidas e ruas e os dois bairros estão sem energia elétrica.

As equipes de Bombeiros e da Defesa Civil de Timóteo já estão nas ruas atendendo os chamados dos moradores que precisam de ajuda. Segundo o Subsecretário de Defesa Civil, Marques Valgas, a situação é de alerta e requer cuidado. “Pedimos que as pessoas evitem sair de casa se não for necessário, e que fiquem atentas aos sinais de risco”.

A previsão do tempo indica que a chuva deve voltar nas próximas horas, com possibilidade de ventos fortes. A Defesa Civil orienta que os moradores sigam as recomendações de segurança e que entrem em contato em caso de emergência pelos números 193 ou pelo WhatsApp 99918-2751.

A Prefeitura adiantou que amanhã fará balanço da situação por completo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com