Cultura

Ação Educativa lança atividades no Centro Cultural Usiminas e no Teatro Zélia Olguin 

Programação semestral gratuita realizada pelo Instituto Usiminas, com patrocínio da Usiminas, inclui oficinas de arte, espetáculos de teatro e música e cursos de formação 

IPATINGA – O Centro Cultural Usiminas e o Teatro Zélia Olguin estão de portas abertas para famílias, estudantes, educadores e toda a comunidade apreciarem a nova temporada de atrações da Ação Educativa do Instituto Usiminas. A programação do segundo semestre de 2023 conta com atividades de incentivo à leitura, oficinas livres de arte, espetáculos de artes cênicas, música e dança e visitas mediadas às exposições.  

Também, haverá cursos de formação para professores pautada na transversalidade de temas e abordagens no campo das humanidades. As atividades começam em julho e são realizadas pelo Instituto Usiminas com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Grupos escolares, instituições e famílias já podem agendar a participação nas atividades de julho, pela Sympla, via https://www.sympla.com.br/produtor/educativoinstitutousiminas, ou pelo WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330. A programação completa está disponível no site do Instituto Usiminas: https://www.institutousiminas.com/.

VALORIZAÇÃO DA CULTURA 

A Ação Educativa do Instituto Usiminas reforça a atuação social da Usiminas em busca de valorizar a diversidade cultural e o patrimônio das localidades onde mantêm operações, e fortalecer iniciativas estruturantes em prol da formação, da educação de qualidade e do desenvolvimento local. Também, trabalha para promover a aproximação de famílias, estudantes e professores com diversas linguagens artísticas e educativas que fazem a diferença na vida das comunidades.

Para Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas, é gratificante oferecer essa programação à comunidade, fortalecendo o compromisso em estimular o acesso à cultura por meio de iniciativas plurais e inclusivas. “A programação educativa reforça nossa histórica atuação social nesses 30 anos de Instituto Usiminas e 20 de Ação Educativa. Esse é um dos vários caminhos pelos quais atuamos socialmente nas localidades a Usiminas está presente”, afirma. 

IMERSÃO EM CULTURA E ARTE

Além de receber uma série de iniciativas, os espaços oferecem uma imersão em arte por si só, estando disponíveis para visitas às exposições, realizadas por uma equipe de mediadores. As visitas à Galeria do Centro Cultural Usiminas e ao Teatro Zélia Olguin são voltadas para escolas, de terça a sábado, mediante agendamento.  

Outra opção é conhecer os bastidores do Teatro do Centro Cultural Usiminas sob uma perspectiva totalmente lúdica no Histórias do Teatro; e colocar em prática o lado artístico nas oficinas do Tardes de Criação, programa de atividades de ateliê que propõe aproximar crianças e adultos do universo das artes. As famílias e escolas da região também terão experiências incríveis com a programação.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com