Cultura

Alunos da Apae encantam na abertura do 12º Salão do Livro

Com patrocínio da Usiminas, maior evento literário do leste de Minas vai até o próximo domingo (16)

IPATINGA – O primeiro dia de atrações do 12º Salão do Livro Vale do Aço, realizado na noite de terça-feira (11), foi marcado pela intervenção artística “O que fica?”, da artista e pesquisadora Denise Maria, e pelo espetáculo teatral “Mundo ao Avesso”, apresentado pelos estudantes e educadores da Apae, com apoio de músicos convidados e sob direção do Grupo Casa Laboratório. O evento de abertura contou com a presença do diretor-executivo de Produção da Usiminas, Américo Ferreira Neto, da presidente da Câmara Mineira do Livro, Gláucia Gonçalves; entidades da região, de vereadores e do presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, Jadson Heleno, além de autoridades representando as prefeituras de Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano.

ATRAÇÕES

Realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, por meio do patrocínio da Usiminas, o evento vai até o próximo domingo (16), com espetáculos teatrais e musicais, oficinas, contações de histórias, exposições, bate-papos com escritores, lançamentos de livros, Cineminha Literário, Biblioteca Volante do Sesc em Minas, além da tradicional Feira do Livro. A solenidade de abertura contou com a tradução por intérprete de Libras, assim como os espetáculos teatrais e os bate-papos com escritores. Todas as atividades são gratuitas e a programação completa está disponível no site www.salaodolivrovaledoaco.com.br.

INCENTIVO À CULTURA

Cibele: “A realização do Salão do Livro é uma prova de resistência”

Em discurso na solenidade de abertura, a produtora executiva do 12º Salão do Livro Vale do Aço, Cibele Teixeira, ressaltou a importância do patrocínio da Usiminas e dos apoiadores locais para a continuidade do evento literário. “A realização do Salão do Livro Vale do Aço é uma prova de resistência. Enquanto o mercado editorial diminuiu, políticas públicas do livro, da leitura e bibliotecas estão aquém do necessário; salões e feiras de literatura de todo o país estão cancelando parte da programação por falta de incentivo, o Salão do Livro Vale do Aço se mantém firme”, enfatizou. “Seguimos com o objetivo de alcançar mais municípios que não têm acesso à cultura e poder fazer a parte de um gráfico de leitores que ano a ano vem aumentando”, acentuou Cibele Teixeira.

Américo Ferreira Neto: Esta experiência me mostrou o quanto precisamos facilitar a inclusão”

DIVERSIDADE E INCLUSÃO

O diretor-executivo de Produção da Usiminas, Américo Ferreira Neto, reforçou a importância do Salão do Livro Vale do Aço como forma de acesso à cultura, além de permitir a inclusão de pessoas com deficiência. “Acreditamos que este é o caminho a ser seguido e de que devemos ser multiplicadores de ações que ampliem as oportunidades para a diversidade”, frisou. “Sou professor universitário e tenho vivência com pessoas com deficiência em sala de aula. Esta experiência mostrou o quanto precisamos facilitar a inclusão, o que eventos como o Salão do Livro proporciona. Me sinto honrado de poder participar desta edição”, declarou Américo.

Amanda Moreira: “Todo encontro que traz oportunidade é revolucionário”

Para a analista cultural do Sesc em Minas Gerais, Amanda Moreira, o Salão do Livro Vale do Aço é um encontro revolucionário. “Todo encontro que traz oportunidade é revolucionário. E o Salão do Livro é um exercício de resistência. Resistir é ter energia, reagir, lutar, persistir. É por isso que este evento precisa da nossa força. A cultura é um ato de resistência”, enfatizou Amanda.

A presidente da Câmara Mineira do Livro, Gláucia Gonçalves, por sua vez, convidou a todos os presentes a serem protagonistas do Salão do Livro nas próximas edições. “Temos a missão de transformar desafios em oportunidades. E está em nossas mãos escrever mais uma importante página desta história, que o Salão do Livro Vale do Aço escreve há 12 edições. Um evento desse porte, que impacta as pessoas, crianças, adultos, precisa de mais apoio”, propôs Gláucia.

FIM DE SEMANA

Até o fim da semana, a programação será intensa. Sábado e domingo (15 e 16/06), as contações de histórias vão tomar conta do Salão. E as crianças vão aprender a fazer brinquedos na oficina “Brinquedos de Papelão”, com Gustavo Mobri. No sábado, às 10h, Marcelo Xavier faz o Arte em Família “Construindo Personagens de Massinha”. E domingo, às 14h30, Assis de Zévila e equipe Eco Planet trazem a oficina Cantinho Ambiental. Inscrições: 31 98324 4860 (Claro).

A programação noturna traz bate-papos com escritores. Nesta sexta-feira (14/06), o jornalista Jairo Marques e o artista plástico Marcelo Xavier comandam o debate sobre a acessibilidade para cadeirantes nas grandes metrópoles. Logo após, às 20h, Nega Agna apresenta “Eternamente Elis”. No sábado (15/06), Beatriz Myrrha e Marcos Albricker narram, recitam e cantam o amor e o erotismo num espetáculo que reúne, entre outros, textos e canções. As inscrições para os bate-papos podem ser feitas pelo telefone 31 98324 4860 (Claro).

No domingo, o 12º Salão do Livro encerra com o show Forró no escuro, do Grupo Forró Cabra Cega, que traz uma característica ímpar no meio artístico: todos os músicos são cegos. O show festivo terá o melhor do forró tradicional, no repertório clássicos do cancioneiro dos amantes de forró.

SERVIÇOS

12º Salão do Livro Vale do Aço

De 11 a 16 de junho de 2019

Terça-feira (19h às 22h) Quarta à sexta (8h às 22h) Sábado (9h às 22h) Domingo (10h às 18h)

Inscrições para oficinas e bate-papos com escritores: 31 98324 4860 (Claro)

Programação completa: www.salaodolivrovaledoaco.com.br

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com