Cultura

Timóteo realiza a segunda festa congadeira neste final de semana

Santo padroeiro de Timóteo, o dia de São Sebastião é celebrado em 20 de janeiro.

TIMÓTEO – A Guarda de Congo São Sebastião de Timóteo, 127 anos de resistência e devoção, realizará a 2ª Festa Congadeira de São Sebastião, São Benedito e Santa Efigênia, neste sábado (21) e domingo (22) de Janeiro e convida a comunidade para participar do evento.

A programação prevê a chegada das guardas e ternos convidados de outros municípios com receptivo na Escola Municipal Angelina Alves de Carvalho, na Praça Manoel Vitório, no bairro Bela Vista em torno das 10h de sábado (21). Às 19 horas do mesmo dia, os devotos celebrarão o último dia da novena em homenagem aos três santos na Praça 29 de Abril. Em seguida, às 20 horas, será feito o Levantamento de Mastros e Bandeiras, elementos simbólicos de manifestação da devoção aos santos, realizado no adro da Paróquia São Sebastião.

No domingo (22), a Alvorada acontece no Projeto Social e Cultural Artesãs do Bela Vista, às 6 horas. O café da manhã será servido aos romeiros, às 8h, na Praça Manoel Vitório. A procissão com as imagens de São Sebastião, São Benedito e Santa Efigênia terá início às 10h, partindo da Escola Municipal Angelina Alves Carvalho até a residência dos reis festeiros Maria Clara Guido e Capitão Gleisson Rodrigues. A pausa para o almoço dos participantes será às 11h30, na Escola Angelina. A Missa Conga será celebrada às 14 horas, na igreja matriz São Sebastião de Timóteo.

A 2ª Festa Congadeira de São Sebastião, São Benedito e Santa Efigênia faz parte das celebrações mais antigas de Minas e do Brasil. São cantadores, tocadores de viola, violão, tambores, pandeiros, sanfona, bumbos e outros instrumentos. A devoção aos santos padroeiros promove a manifestação cultural e religiosa, seja durante a visita à casa dos fiéis durante o período da novena ou na procissão pelas ruas da cidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com