Cultura

Santana do Paraíso amplia e diversifica sua feira-livre

PARAÍSO – A Prefeitura de Santana do Paraíso está remodelando e ampliando a feira-livre que, tradicionalmente, acontece nos fins de semana ao lado da Igreja Matriz, no centro da cidade. A primeira mudança foi de data: em vez de domingo, agora os pequenos produtores rurais e artesãos do município expõem e vendem seus produtos no sábado, de 7h ao meio-dia.
A mudança do dia de funcionamento da feira-livre foi feita ainda no mês passado, atendendo a uma reivindicação dos próprios feirantes e também dos consumidores. Outra melhoria é a aquisição de mais 10 barracas, dobrando capacidade de funcionamento da feira-livre. Atualmente existem 10 barracas padronizadas, cada uma com dois produtores ou artesãos.
A feira-livre de Santana do Paraíso integra o Programa de Segurança Alimentar, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Outras ações estão sendo realizadas paralelamente, como a reativação da Horta Comunitária, para atendimento a dezenas de famílias.

POTENCIAL

Com a ampliação da feira, a Prefeitura de Santana do Paraíso pretende incentivar também a diversificação da produção de hortifrutigranjeiros e de artesanato, aproveitando o potencial do município. Atualmente, conforme a secretária de Assistência Social, Vaneza Pereira Fernandes da Silva, já existe até fila de espera para novos participantes da feira de produtos orgânicos.
Para quem trabalha na feira-livre, as mudanças já começaram a surtir efeitos positivos, como constata Josélia Duarte, uma das voluntárias que coordenam esse trabalho com os agricultores familiares de Santana do Paraíso. “O projeto é bom, vamos dobrar o número de barracas, aumentar a organização e aproveitar o grande potencial do município, inclusive em termos de turismo”, aprova Josélia Duarte.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com