Cidades

Saúde: Prefeitura de Ipatinga desenvolve ações de combate ao fumo

Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) funciona em diversas UBS’s do município

IPATINGA – O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi lembrado no domingo (29) e a Prefeitura de Ipatinga aproveitou a data para promover ações de sensibilização e mobilização da população em relação aos danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo cigarro, além de chamar a atenção para mecanismos de apoio aos dependentes.

Para minimizar males produzidos pelo vício, o município de Ipatinga oferece aos usuários de tabaco os benefícios do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que consiste em terapias em grupo para motivar fumantes a deixarem o cigarro e viabilização de acesso a métodos eficazes de tratamento.

APOIO

O programa foi implementado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e utiliza como estratégia a prevenção da iniciação ao tabagismo e propõe ações educativas de apoio àqueles que desejam parar de fumar. Para tanto, o município dispõe de equipes multiprofissionais capacitadas.

O tabagismo é reconhecido como doença crônica, provocada pela dependência da nicotina.

CAPACITAÇÃO

A Secretaria de Saúde realizou nesta segunda-feira (30) uma capacitação sobre o tema para médicos e enfermeiros, no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM).

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), Elaine Vasconcelos, as terapias são realizadas em grupo e divididas em sessões, onde são esclarecidos os malefícios causados pelo tabaco e as vantagens obtidas ao deixar de fumar, tanto em relação à saúde quanto ao aspecto financeiro.

“Inicialmente, faz-se a tentativa pelo cognitivo comportamental (aconselhamento), sendo que, em alguns casos, são prescritos e fornecidos medicamentos para auxiliar no tratamento da dependência”, esclarece Elaine.

UNIDADES DE SAÚDE

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) já está funcionando nas UBS’s do Bom Jardim II, Cidade Nobre, Equipe Azul Vale do Sol, Vila Formosa, Bethânia, Caravelas, Vila Ipanema, Canaã, Vila Celeste, Barra Alegre, Parque das Águas, Bom Retiro, Veneza, Iguaçu e Esperança I e II.

A Secretaria de Saúde de Ipatinga faz um alerta a toda a população, observando que ainda enfrentamos a Covid-19 e o tabagismo se mostra como fator de risco para o aumento de contaminação e possível agravamento de sintomas da doença em fumantes. Por isso, parar de fumar se torna uma medida de proteção à saúde de todos os cidadãos.

PROBLEMA GRAVE

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo responde por 30% de todos os casos de câncer e é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Uma pessoa morre a cada seis segundos por doenças relacionadas ao uso do tabaco. São seis milhões de mortes anuais em decorrência do fumo, número que deve chegar a oito milhões até 2030 se não forem tomadas medidas fortes para controlar o que a OMS chama de “epidemia do tabaco”.

Também merece registro o tabagismo passivo, a terceira causa de morte evitável no mundo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com