Cidades

Roda de conversa debate desafios no enfrentamento à violência contra a mulher

Evento realizado no Centro Universitário faz alusão à campanha Agosto Lilás

FABRICIANO – O Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) em Fabriciano foi palco da roda de conversa “Experiências e desafios no enfrentamento à violência contra a mulher”, com o objetivo de fomentar a discussão sobre os desafios e as perspectivas para a mudança de cultura e a prevenção da violência contra a mulher na sociedade brasileira.

O evento abordou pontos desde a sensibilização para a problemática e a busca por soluções eficazes, passando pela análise das causas e barreiras sociais que ainda persistem e agravam o cenário da violência de gênero. Questões como o papel das instituições de ensino na conscientização e na formação de uma geração de cidadãos conscientes, também foram debatidas. Além disso, foi evidenciado a importância de uma rede coletiva de apoio para mulheres vítimas de violência, seja física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral.

FORTALECIMENTO DA LUTA

De acordo com a professora do curso de Direito do Unileste e mediadora do encontro, Dra. Angélica Barroso Bastos, a discussão sobre o assunto é fundamental para fortalecer a luta contínua contra a violência sofrida pelas mulheres e meninas e para criar um ambiente em que todas se sintam seguras, respeitadas e empoderadas. “Ao promover um diálogo aberto e inclusivo sobre um tema tão sensível, demonstramos nosso compromisso em ser parte da mudança positiva e progressiva em nossa sociedade, reafirmando que a educação e a conscientização são ferramentas poderosas na busca por um mundo livre de violência.  

AGOSTO LILÁS

O Agosto Lilás é uma campanha nacional de combate à violência contra a mulher criada em 2016 – ano da comemoração aos 10 anos da Lei Maria da Penha (11.340/2006) – para intensificar a divulgação e conscientização sobre os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência, e os mecanismos de denúncia existentes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com