Cidades

PMI não avança em proposta salarial para educadores

Categoria denuncia desvalorização e falta de compromisso com pagamento do Piso Salarial

IPATINGA – O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE), subsede de Ipatinga, reagiu ontem à apresentação da proposta de reajuste salarial da categoria pela Prefeitura Municipal. “Não foi uma proposta para a educação”, disse a diretora do SindUTE, Isaura Carvalho, em vídeo nas redes sociais. Em março, a Prefeitura de Ipatinga havia oferecido um aumento de 6%, a exemplo do percentual oferecido aos demais trabalhadores do serviço público, mas o SindUTE reivindica um olhar diferenciado para a categoria em razão dos recursos próprios destinados à educação. O Sindicato quer um reajuste de 14,95%, conforme prevê a legislação federal.

SEM RUMO

“A proposta do governo não caminhou em direção ao cumprimento da legislação do piso salarial”, disse Isaura. Conforme ela, um projeto sobre a recomposição já se encontra na Câmara, aguardando tramitação.

“Na nossa avaliação o governo precisa ser notificado sobre o não cumprimento da legislação do Piso, o que será feito por meio de notificação extrajudicial; também faremos uma ampla campanha  denunciando a desvalorização da categoria; e uma paralisação no dia 18 de maio”, pontuou a diretora do SindUTE.

“Vamos mostrar à sociedade ipatinguense toda a desvalorização e falta de compromisso do governo com os trabalhadores e trabalhadoras da educação e com o pagamento dos 14,95% determinado em nível federal”, finalizou.

ENROLAÇÃO

Durante a rodada de negociação realizada em março, quando fez a proposta de 6% (rejeitada pela categoria), a Secretaria de Governo que conduz a negociação informou que se reuniria, em Brasília, com representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para análise dos números apresentados pelo SindUTE, com o objetivo de melhorar o nível do reajuste salarial. Uma nova rodada de negociação estava prevista para o próximo dia 14, quando seria apresentada a nova proposta do governo. A reunião, entretanto, não aconteceu.

Ao sentar novamente à mesa esta semana, a administração municipal repetiu a proposta de reajuste feita anteriormente.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com