Cultura

Palestra gratuita discute a arte de José Bento

Debate será ministrado no Centro de Memória Usiminas, no sábado (25), pelo curador da exposição “Qualquer Fagulha”, Rafael Perpétuo

Foto: Rafael Perpétuo é curador da exposição de José Bento

IPATINGA – No sábado (25), às 10h30, o Vale do Aço recebe uma palestra gratuita sobre os trabalhos do artista José Bento, no Centro de Memória Usiminas. O debate será ministrado pelo curador Rafael Perpétuo, responsável pela exposição “A Qualquer Fagulha”, que passou recentemente pelo Centro Cultural Usiminas. O evento conta com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e apoio do Instituto Usiminas. 

Para participar, os grupos devem fazer agendamento pelo telefone (31) 99718-2239. Demais interessados podem marcar presença no evento sem inscrição prévia. A palestra também marcará o lançamento do catálogo virtual da exposição, com fotos e textos sobre as obras emblemáticas de José Bento, já expostas na Bienal de São Paulo, do Mercosul e de Benin.    

TRAJETÓRIA

Nascido em Salvador, José Bento se apresentou ao mundo da arte na década de 80 com a produção de maquetes artísticas. A partir dos anos 1990, se dedicou às grandes esculturas, principalmente de madeira, explorando a organicidade natural e a transformação da matéria. Atualmente, tem obras expostas em acervos públicos do Museu de Arte da Pampulha, da Pinacoteca do Estado de São Paulo, do Instituto Itaú Cultural e do Museu Nacional de Belas Artes, além de coleções internacionais públicas e privadas.  

“É um privilégio continuar reverberando o legado das obras de José Bento, que recebemos em um de nossos espaços. Convidamos toda a comunidade a compartilhar um pouco os conhecimentos sobre a obra desse importante artista. Democratizar o acesso à arte e promover o conhecimento fortalece nosso compromisso em fazer a diferença na vida das pessoas”, afirma Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas. 

SERVIÇO

Palestra: “A Qualquer Fagulha” – José Bento, ministrada pelo curador Rafael Perpétuo   

Data: 25 de novembro   

Horário: 10h30 

Local: Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga (MG) 

Funcionamento: entrada gratuita

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com