Cultura

“Homem-Bomba” em cartaz em Ipatinga no dia 11

Escrito por Cynthia Paulino, a dramaturgia é livremente inspirada no clássico da literatura “O Médico e o Monstro”, de Robert Louis Stevenson

IPATINGA – Viabilizado por meio do patrocínio da Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o solo “Homem-Bomba”, escrito por Cynthia Paulino e dirigido e protagonizado por Luiz Arthur, contará com um projeto de circulação que inclui apresentações em diversas cidades mineiras. A estreia oficial do projeto ocorreu no último dia 14 de janeiro, em Juiz de Fora. Em Ipatinga, o espetáculo será apresentado no dia 11(sábado), às 20h, no Teatro Zélia Olguin – Avenida Itália, 1890 – Cariru.

A montagem é vencedora dos prêmios de melhor ator (Luiz Arthur), diretor (Luiz Arthur) e melhor texto (Cynthia Paulino) do 10º Festival Nacional de Teatro do Piauí, realizado em setembro de 2022 na cidade de Floriano (PI) e foi eleito entre os espetáculos preferidos do público numa votação organizada pelo perfil Atores da Depressão, comunidade que reúne mais de 100 mil pessoas.

Luiz Arthur, fundador e integrante da Companhia Teatro Adulto, estreou a peça em 2018 na Mostra Solos e Monólogos do CCBB de São Paulo.

O solo se passa em um mundo desigual, cada vez mais parecido com um grande abatedouro. Nesse lugar inóspito, um homem tenta compreender os vários eus que o habitam e, para tal, adota métodos nada convencionais. “É um personagem provocador, que busca intimamente a compreensão dos monstros que existem escondidos em todos nós”, comenta Luiz Arthur. 

Para discutir essa dualidade do ser humano, a peça busca como referência o romance “O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde”, popularizado como “O Médico e o Monstro”, do britânico Robert Louis Stevenson (1850-1894). “O monstro não é alguém distante de nós. É nosso duplo. O monstro nos habita e cabe a cada um saber cuidar, compreender e educar a sua própria sombra”, revela Luiz Arthur.

Encenada em uma área de paletes brancos (daqueles usados em açougues) com apenas 2m², a peça investiga a restrição do espaço de atuação, característica marcante na trajetória da Teatro Adulto.  Além da obra de Stevenson, a montagem tem citações de vários escritores, poetas e pensadores, como Aldous Huxley, Shakespeare, Carl Jung, Franz Kafka, HP Lovecraft, Tadeusz Kantor, Augusto dos Anjos, Samuel Beckett, William Blake, entre outros.

SERVIÇO

Temporada de Circulação do Espetáculo Homem-Bomba, com Luiz Arthur

Ipatinga

11 de fevereiro – sábado

Horário: 20h

Local: Teatro Zélia Olguin – Avenida Itália, 1890 – Cariru – Ipatinga/MG 

Entrada Gratuita (mediante retirada de ingressos no site da Sympla: https://bityli.com/lhiD0)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com