Cidades

HMC retoma visitas do Instituto Hahaha

Risos, palhaçadas e humanização: ação é uma parceria da Usiminas e Instituto HAHAHA, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além do apoio do Instituto Cultural Usiminas

IPATINGA – A humanização como uma ferramenta de transformação no ambiente hospitalar somada às relações entre pacientes e profissionais de saúde é uma cultura fundamentada nas unidades de saúde da Fundação São Francisco Xavier (FSFX). No Hospital Márcio Cunha (HMC), o retorno das atividades dos palhaços do Instituto Hahaha, para o segundo semestre, marca uma nova temporada de ações de acolhimento e alegria pelos corredores do hospital.

BESTEIROLOGIA

As visitas besteirológicas, como são chamadas as atividades lúdicas, acontecem semanalmente, às terças e quartas-feiras nas alas pediátricas do HMC, no Pronto-Socorro Infantil, UTI Neonatal e Pediátrica, Consultórios e Oncologia Pediátrica. Para o médico hematologista pediátrico, Vinícius de Mendonça Magalhães, a presença dos palhaços no hospital proporciona aos pacientes e colaboradores um ambiente mais humanizado e acolhedor, que impacta positivamente na rotina de tratamento.

“É comprovado que pacientes que vivenciam momentos de mais alegria e leveza, ao passar por algum tipo de tratamento, conseguem ter melhores resultados. O fato de uma criança sentir-se feliz em uma unidade hospitalar ao participar de uma ação humanizada, reforça que o trabalho do Instituto proporciona um ambiente feliz e isso faz toda a diferença”, ressalta o médico. 

PARTE DO TRATAMENTO

Para Monaliza Campos Reis, que acompanha o tratamento do filho Pedro Miguel de 10 anos, na oncologia pediátrica do HMC, receber o acolhimento de toda a equipe do hospital aliado ao bom-humor dos palhaços do Hahaha, têm sido parte importante no tratamento do filho.

“Toda vez que os palhaços chegam à oncologia somos surpreendidos com a alegria deles, que torna tudo mais leve não só para as crianças, mas para todos nós, deixando tudo mais confortável perante a esse momento difícil. Quando os palhaços passam fica uma luz no quarto, uma energia maravilhosa. Meu filho fica sorrindo e querendo mais interação”, emociona Monaliza.

O INSTITUTO

A ação conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além do apoio do Instituto Cultural Usiminas.

O Instituto Hahaha é uma organização sociocultural da sociedade civil (OSC) que promove a arte do palhaço em espaços de saúde e ambientes vulneráveis. Com a missão de colocar o riso a serviço da vida, busca garantir o direito e acesso à arte e à cultura para crianças, adolescentes, adultos, idosos, seus familiares, profissionais de saúde e corpo técnico.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com