Cidades

Plenárias do OP Educa entram na etapa final

(Crédito: Secom PMI)

 

IPATINGA – A quinta plenária do Orçamento Participativo da Educação (OP Educa) envolve nesta quarta-feira (29/10) os alunos de mais cinco escolas municipais de Ipatinga, dando sequência à experiência inédita implantada pela prefeitura municipal para que a comunidade escolar participe diretamente das decisões e projetos para o setor. Nesta etapa de discussões, que se encerra no próximo sábado, cada escola indica quatro prioridades de investimentos que, posteriormente, serão apresentadas e votadas na plenária final.

A reunião desta quarta-feira acontece de 18:30h às 22:00h, na Escola Municipal Maria Rodrigues Barnabé, no bairro Iguaçu, com a participação de professores, pais e alunos de outras quatro escolas da rede municipal: Reino Encantado, Altina Olívia Gonçalves e Game, também do Iguaçu, e Pato Donald, do Novo Cruzeiro.

PARTICIPAÇÃO
O OP Educa foi lançado pela Prefeitura de Ipatinga em agosto, com a elaboração de uma pesquisa e diagnóstico de cada escola. Os próprios alunos levantaram as prioridades, além de indicarem melhorias no entorno da escola. Na fase de plenárias regionais, participam os alunos eleitos delegados, que apresentam as propostas para discussão antes do encontro final que escolherá as prioridades, sem prejuízo para os projetos e obras já incluídos no Orçamento Municipal.

A secretária municipal de Educação, Leida Tavares, avalia como “muito rico” esse processo de discussões com a comunidade escolar. Ela destaca a grande participação em todas as plenárias realizadas até agora e aposta que, depois dos grandes avanços obtidos desde 2013, “muita coisa vai melhorar mais” no ano que vem. “A participação popular fortalece e motiva em qualquer projeto, e na Educação isso é fundamental. Uma escola de qualidade e inclusão se constrói com a participação e o envolvimento de todos”, completa Leida Tavares.

CALENDÁRIO
Até agora, 23 escolas já apresentaram suas prioridades de melhorias. Na segunda-feira foi realizada uma das maiores plenárias, envolvendo as escolas municipais Deolinda Tavares Lamego, Primeiros Passos, Vilma de Faria e Silva, Chirlene Cristina Pereira, Zélia Duarte Passos e Gercy Benevenuto. Outra grande plenária foi realizada ontem (28), com mais seis escolas – Nelcina Rosa de Jesus, Paulo Freire, Benvinda Moreira Pacheco, Márcio Andrade Guerra, Jaime Morais Quintão e 7 de Outubro.

A fase de plenárias regionais do OP Educa acaba nesta semana. Depois da reunião desta quarta-feira (29/10), na EM Maria Rodrigues Barnabé, haverá mais duas rodadas de discussões: na quinta-feira (30), na EM Artur Bernardes, no Canaã, envolvendo ainda as escolas Hugo Duarte Coutinho, João Amparo Damasceno, Professor Evaldo Fontes e Everson Magalhães Lage; e no sábado (1º), de 14h30 às 18:00h, na EM João Reis de Souza, no Limoeiro, com a participação também de professores e alunos das escolas Lucinda Fernandes Madeira, Mário Casassanta e Hermes de Oliveira Barbosa.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com