Cultura

Hibridus recebe performances do Slam Akewi

Foto: O Slam Performance Música é uma a ação é de autoria da poeta Clara Costa – Crédito: Ricardo Alves

IPATINGA – Nos próximos dias 18 e 19 de maio, às 19h o Slam Akewí promoverá as cenas “Slam Performance Akewí – 13 de maio não é dia de negro” e o “Slam Performance Música”, no Espaço Hibridus Ponto de Cultura. As performances são uma proposição da artista Clara Costa e terão a participação de diversos poetas convidados. 

No dia 18, acontece a cena de Slam Performance Música. A ação é de autoria da poeta Clara Costa e conta com a “Instalação Sensorial 4 elementos”, apresentação da música Rua dos Loucos realizada com os jovens da Oficina de Hip Hop do programa Fica Vivo. Já no dia 19 é a vez da cena do “Slam-performance – 13 de maio não é dia de negro”, que terá a participação de diversos artistas e também alinhada com a “Instalação Sensorial – 4 elementos”.

SLAM POETRY

Traduzido literalmente por batalha de poesia – são competições de poesia falada, onde qualquer pessoa pode participar. Cada poeta tem até três minutos para apresentar poemas de autoria própria, sem acompanhamento musical, uso de adereços, figurinos ou qualquer auxílio visual. O slammer – como são chamados os poetas competidores nas batalhas – defende sua composição através de performances que contemplam corpo e voz como instrumento no ato de recitar. Há também a figura do Slammaster – mestre de cerimônia do slam – que conduz e produz o evento.

No que diz respeito ao texto, não há regras sobre o formato da poesia e ela pode ser escrita previamente e lida na hora assim como também podem haver improvisações. As apresentações dos poetas são avaliadas por júri, formado por cinco pessoas escolhidas aleatoriamente na plateia, com notas de zero a dez que levam em consideração além do conteúdo do poema, a performance do poeta. Metaforicamente falando, o slam pode ser considerado como o esporte da poesia falada.

O Slam Poetry é um movimento que vem crescendo a passos largos nos últimos anos no Brasil, hoje são contabilizados mais de 200 comunidades por todo território brasileiro. Na região do Vale do Aço existem três comunidades: Slam A rua Declama, em Timóteo; Slam Akewí, em Ipatinga; e Slam Básico, em Coronel Fabriciano. O Slam Akewí desenvolve atividades em espaços públicos, privados e atividades de cunho artístico educacional em escolas e instituições de educação desde de 2017.

A Ocupação Espaço Hibridus Ponto de Cultura faz parte da comemoração dos vinte anos do grupo Hibridus Dança que conta com o patrocínio da Usiminas através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. 

FICHA TÉCNICA

Clara Costa, Andressa Farias e Déborah Médice são as pessoas responsáveis pelas atividades do Slam Akewí atualmente.

Produção: Produtora Cultural Babylon By Black

Produtor: Johnny Rosa.

SERVIÇO

Data: 18 de Maio

Slam Performance Música

Hora: 19h

Data: 19 de Maio

Slam Poetry – Slam Performance Akewí – 13 de maio não é dia de negro

Hora: 19h

Local: Espaço Hibridus Ponto de Cultura – Avenida Vinte e Oito de Abril, 621 Centro Ipatinga 4 andar

Informações: (31) 99592-8973

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com