Cidades

Escolas da região iniciam o ano letivo na rede municipal

IPATINGA – A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, retomou as aulas nas escolas da rede municipal nesta segunda-feira (5), dando início ao ano letivo de 2024. São 47 unidades escolares e 32 cheches parceiras, reunindo mais de 24 mil estudantes.

Um dos focos principais da educação em 2024, conforme a administração, é fortalecer as equipes gestoras através do curso de mentoria. De forma pioneira em Minas, Ipatinga lançou um Programa de Formação de Gestores Escolares personalizado para atender as demandas da rede municipal de ensino. O programa será preparatório nos processos de eleição das escolas. “Um líder bem preparado impacta em uma comunidade escolar envolvida na melhor qualidade do ensino e da aprendizagem”, ressalta o secretário municipal de Educação, Cairo Monteiro.

UNIFORMES E MATERIAL

O chefe do Executivo também adiantou que o governo já deu início aos trabalhos para compra dos kits de material escolar e dos uniformes. “Em breve, a Secretaria Municipal de Educação vai anunciar o cronograma de entrega. Mais uma vez, será garantido o atendimento a todos os estudantes”, revelou.

TIMÓTEO

Na próxima quinta-feira (8) tem início o ano letivo para os mais de seis mil alunos da rede municipal de ensino de Timóteo. Nesta terça e quarta-feira os professores já estão nas escolas trabalhando no planejamento para o ano escolar.

Os preparativos para receber os estudantes estão em andamento desde a segunda quinzena de janeiro. Diversas iniciativas estão sendo feitas para melhorar ainda mais o ambiente escolar. Desde o ano passado, contudo, estão sendo executadas as reformas de todas as cozinhas escolares adequando esses espaços às exigências da Vigilância Sanitária.

Outro projeto em andamento está voltado para a acessibilidade com a instalação de rampas, e em alguns casos de plataformas elevatórias, para facilitar o acesso aos alunos, trabalhadores e profissionais da Educação com dificuldades de locomoção.

CLIMATIZAÇÃO

De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, em 2024 as salas de aula serão climatizadas. Para isso foi feito um estudo e em alguns casos é aguardado um laudo da Cemig para ampliação da capacidade da voltagem da rede elétrica de forma a atender as escolas com esses novos equipamentos.

Segundo o Professor Vespa, as Unidades Municipais de Educação Infantil do Limoeiro, do Macuco e do Primavera já foram contempladas. “O projeto de climatização das salas de aula já começou a ser implementado e a nossa intenção é levar para todas as escolas. Obviamente não será feito tudo ao mesmo tempo, pois cada escola precisa contar com uma voltagem adequada para comportar esses equipamentos de ar-condicionado. Mas até o fim do ano o nosso objetivo é que todas as salas estejam climatizadas”, destacou Professor Vespa.

UNIFORMES

Outra iniciativa que será repetida neste ano é a entrega de kits de material pedagógico, uniformes escolares e kits de saúde bucal para os alunos da rede a exemplo do ano passado. A novidade neste ano é que os alunos das 10 creches conveniadas ao Município também serão contemplados com os uniformes. “É com muita alegria que mais uma vez vamos entregar os kits que foram muito bem recebidos pelas famílias e pela comunidade escolar. O que está dando certo nós vamos repetir”, disse o Professor Vespa.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com