Cultura

Elvira Nascimento fotografa Diamantina para o livro “Patrimônios do Brasil”

Foto: Elvira Nascimento com o livro “Patrimônios do Brasil” e outras publicações das quais participou

FABRICIANO – A fotógrafa Elvira Nascimento junto a outros 15 fotógrafos profissionais do Brasil, e especialistas que são referência na área de patrimônio, participam do livro “Patrimônios do Brasil” lançado recentemente pela editora Lucca Cultura & Tecnologia.

O livro bilingue traz os 16 sítios brasileiros que integram a lista do Patrimônio Mundial da Unesco, classificados na categoria cultural e natural, sendo eles: Ouro Preto/MG, Olinda/PE, Missões/RS, Salvador/BA, Congonhas/MG, Brasília/DF, Serra da Capivara/PI, São Luís/MA, Diamantina/MG, Cidade de Goiás/GO, Praça São Francisco/SE, Rio de Janeiro/RJ, Pampulha/MG, Cais do Valongo/RJ,Paraty e Ilha Grande/RJ, Sítio Roberto Burle Marx/RJ.

Elvira Nascimento pelas ruas de Diamantina

DIFUSÃO

Para a editora Lucca, este cuidadoso registro de parte significativa do patrimônio cultural brasileiro com apresentação do professor Nestor Goulart Reis, pretende despertar o interesse do público para que ele possa ser conhecido, valorizado e protegido. O livro se torna, assim, uma ferramenta produtiva na difusão do turismo cultural, no exercício da educação patrimonial e na proteção e preservação cada vez maior dos nossos bens.

DIAMANTINA

O capítulo sobre a cidade colonial de Diamantina, escrito pela especialista em patrimônio Cristiane Souza Gonçalves, foi integralmente ilustrado com fotografias de Elvira Nascimento.

Vistas panorâmicas, ruas, igrejas, casarios e manifestações religiosas da bela cidade histórica são primorosamente ressaltadas nas imagens captadas por Elvira. 

A publicação marca mais um trabalho fotográfico de Elvira para a editora Lucca Cultura & Tecnologia. Em 2017, a fotógrafa participou do livro “Na Trilha do Rio”, onde suas fotografias ilustram os capítulos sobre as cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo e Belo Oriente.

Além destas publicações, a fotógrafa participou, porém como autora, junto ao historiador Mário de Carvalho Neto de outros dois livros histórico fotográfico de grande sucesso.  Estes, Vale do Aço, Antes e Depois, e Cidades do Médio Piracicaba, Nova Era, São Domingos do Prata e João Monlevade, Ontem e Hoje, contextualizavam as transformações ocorridas nas respectivas regiões, por meio de fotografias antigas e atuais. 

O livro “Patrimônios do Brasil” um projeto aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio da Chesf, Modulax, Banco do Nordeste e MR Mineração. Uma realização do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura.

Para saber mais sobre o livro e também entrar no link de compras, acesse: https://patrimonio.luccacom.com.br/ e confira.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com