Cidades

Dia V reúne 39 entidades e centenas de pessoas no Parque Ipanema

IPATINGA – Você sabia que o percentual de pessoas que já realizou trabalho voluntário cresceu de 18% em 2001 para 56% em 2021? Isso mesmo, de acordo com a “Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021” realizada pelo IDIS e pelo Data Folha.

De encontro a essa pauta e visando estimular e valorizar o trabalho voluntário, a FIEMG Regional Vale do Aço, juntamente com entidades, indústrias, governo e comunidade amplificam as possibilidades de transformação dessa rede de voluntários e nesse domingo, 28/08, celebrou mais uma edição do Dia V.

Na programação: Vacinação com o reforço da poliomielite e influenza A, Teste de visão, Testes de Glicemia, Aferição da pressão, Corte de cabelo, Barbearia, Oficinas de arte e artesanato e incentivo a leitura, Ecoponto – estimulando o descarte consciente, cursos profissionalizantes gratuitos, Apresentações musicais, Trocas de mudas por leite, além de Pipoca, Algodão doce e Pintura facial para a criançada.

REDE DE VOLUNTÁRIOS

“Há 22 anos a FIEMG Regional Vale do Aço reconhece o esforço e dedicação dessa rede de voluntários que cresce a cada ano. É gratificante ver essa doação e saber o quanto isso impacta positivamente tanto na vida de quem se doa, tanto de quem recebe”, disse Flaviano Gaggiato, presidente da FIEMG Regional Vale do Aço.

Segundo Patrícia Barbosa, consultora de projeto social da FIEMG, o Dia V reuniu este ano 39 entidades. “Nosso balanço é muito positivo, com um engajamento cada vez maior. A Campanha do Lacre Solidário ganha força e mais de 200 garrafas pet de 2 litros foram entregues pela comunidade e alunos do Sesi/Senai. Os alunos do Senai de Timóteo já adquiriram e doaram duas cadeiras de rodas e um par de muletas que dará início ao Banco Solidário de Produtos Ortopédicos do Vale do Aço. Esse banco, fará empréstimo para a comunidade e a campanha terá continuidade durante todo o ano”, ressaltou.

ESTRÉIA

Estreante no Dia V, o Cais – Casa de Artes e Inclusão Social, situado em Coronel Fabriciano, que tem o objetivo de desenvolver ações de prevenção a criminalidade e prevenir situações de área de risco, através de ações planejadas, continuadas e gratuitas, levou para o parque Ipanema apresentação cultural com a banda de percussão composta por 52 alunos, além do projeto barbeiro social e o trailer de pipoca.

“Ficamos muito felizes em participar do Dia V e mostrar um pouquinho do nosso trabalho que faz a diferença na vida de tantas famílias, além de realizar sonhos e gerar oportunidades. Ninguém tem tão pouco que não possa ajudar o próximo”, destacou Reginaldo Rodrigues Miranda, presidente da Casa de Artes e Inclusão Social.

“CONHECER PARA ACOLHER”

Na oportunidade, o Centro de Integração Autista de Ipatinga (CIA), levou conhecimento sobre o autismo colocando em prática o lema da entidade: “Autismo, Conhecer para Acolher”.

“Nosso papel é acolher e abraçar as famílias autistas, jogando luz no seu caminhar. Lançamos no Dia V, a Campanha “Seja um Sócio Apoiador”, fazendo um pix de R$2,00 todo mês para o CIA, para que possamos levar mais ajuda aos nossos autistas”, justificou Ivanete Freitas, presidente do CIA.

Para Ivanete, ser voluntário é um ato de amor. “É quando nos preocupamos com a vida dos outros, nos empenhamos por um interesse social e comunitário e criamos laços de solidariedade e confiança recíproca que nos torna seres humanos melhores”, pontuou.

PARTICIPE

Quer fazer parte dessa rede de voluntários? Entre em contato com a consultora de projeto social da FIEMG, Patrícia Barbosa: 31 3822-1414 ou patrícia.barbosa@fiemg.com.br e acompanhe as ações de voluntariado através da  funpage  www.facebook.com/voluntariosdovale.doaco  

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com