Cidades

Covid-19: Ipatinga já imuniza os idosos acima de 68 anos

Munícipes que fazem parte da faixa etária devem aguardar contato de Agentes de Saúde para agendamento de data e hora da vacinação

IPATINGA – A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta terça-feira (30) o cadastro para vacinação em mais uma etapa da campanha municipal de imunização contra a Covid-19. Agora será feito o atendimento escalonado do grupo prioritário de pessoas com idades acima de 68 anos. O município recebeu 5.400 doses de imunizante na última sexta-feira (27). A utilização como primeira dose faz com que a cobertura dos grupos-alvos ganhe um ritmo mais acelerado e os horários de atendimento ao público de vacinação Covid nas unidades de saúde será estendido até as 19h, nesta quarta-feira (31) e quinta-feira (01).

VACINAS EXTRAS

Até o momento, já foram vacinadas em Ipatinga 15.579 pessoas com a primeira dose (trabalhadores da saúde, idosos acima de 70 anos e os residentes de Instituições de Longa Permanência, mais os jovens acima de 18 anos com deficiência, em residências inclusivas). O município recebeu até o momento 19.262 unidades de vacinas.

O secretário de Saúde, Cleber de Faria, informa que toda a população será vacinada,à medida que forem chegando novas doses de imunizantes ao município.

Este novo avanço no processo de imunização está sendo possível graças ao recebimento de remessas extras encaminhadas pelo Ministério da Saúde. Isto permitiu a agilização da cobertura vacinal, abrangendo os idosos na faixa etária acima de 68 anos.

“Os idosos acima de 68 anos podem ficar tranquilos que os Agentes de Saúde entrarão em contato para agendar data e hora da vacinação. Como estamos com a estrutura montada, daremos sequência a esse modelo, que é mais rápido, cômodo e seguro para eles”, detalhou o secretário de Saúde.

O prefeito Gustavo Nunes explica que em Ipatinga a Administração continua empenhada em garantir a agilidade da proteção vacinal aos grupos prioritários, com a proposta de disponibilizar a vacinação para toda a população à medida que forem encaminhadas novas remessas de imunizantes pelo Ministério da Saúde.

AGENDAMENTO

O aviso sobre o horário do agendamento é realizado por telefone e também presencialmente, nas residências, pelos Agentes Comunitários de Saúde. Para evitar filas desnecessárias, recomenda-se respeitar rigorosamente o horário e dia agendados. Nos casos em que as pessoas não tenham condições de comparecer, elas devem entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que marcará outra data para que a vacinação seja realizada. O número da Ouvidoria da Saúde é 3829-8282

NOVOS LEITOS

O Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), de Ipatinga, terá a sua capacidade de leitos UTI-Covid duplicada, saltando de 20 para 40, o que dará à cidade um fôlego significativo para lidar com o difícil momento de agravamento da pandemia, que afeta todo o país.

O HMEM acaba de receber os equipamentos de 20 novos leitos de UTI-Covid e está sendo preparado para disponibilizar ainda, nos próximos dias, mais 34 leitos de enfermaria clínica, somando-se a outros 17 da mesma categoria instalados na Policlínica. Todos os equipamentos para implantação dos 20 novos de leitos de UTI-Covid foram viabilizados com recursos próprios.

FISCALIZAÇÃO E OUTRAS MEDIDAS

As equipes de fiscalização da prefeitura, em parceria com a Polícia Militar, estão agindo e autuando os estabelecimentos comerciais que, contrariando as normas, estejam funcionando de forma irregular por toda cidade, inclusive nos fins de semana. Para denunciar, basta ligar no número 156.

Em paralelo com outras medidas, o governo municipal busca também a aquisição de insumos.

CENTRO DE ATENDIMENTO

As obras de reforma do antigo Restaurante Popular, no Novo Centro, para implantação do Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, já estão finalizadas. A expectativa é de que os atendimentos na nova unidade comecem no início do mês de abril.

A inauguração do Centro vai representar melhorias significativas no fluxograma de assistência aos doentes. Um dos objetivos é proporcionar maior proteção aos pacientes de todas as idades que acessam diariamente os serviços de saúde com outras enfermidades e demandas, tendo em vista que se reduzirão as possibilidades de contato com os infectados.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com