Cultura

Argo confirma favoritismo e leva prêmio principal

Argo, estrelado e dirigido por Ben Affleck, foi eleito o melhor filme de 2012

(Da Redação) – A cerimônia do Oscar realizada na noite de domingo (24), em Los Angeles, nos Estados Unidos, rendeu ao ator e diretor Ben Affleck o prêmio mais importante da noite.
“Argo” foi escolhido o melhor filme e ainda melhor edição e roteiro adaptado. O longa foi dirigido e estrelado por Ben Affleck, que acabou desbancando Steven Spielberg, diretor de Lincoln.

Na mesma categoria, concorriam “Indomável sonhadora”, “O lado bom da vida”, “A hora mais escura”, “Lincoln”, “Os miseráveis”, “As aventuras de Pi”, “Amor” e “Django livre”.
Apesar de não levar a estatueta de melhor filme, “As aventuras de Pi” foi o mais premiado da noite. O longa ganhou quatro prêmios, entre eles o de melhor diretor para Ang Lee. O filme também levou o prêmio de melhor fotografia, efeitos visuais e trilha sonora.
Estavam também na disputa pelo prêmio de melhor diretor: Michael Haneke (“Amor”), Benh Zeitlin (“Indomável sonhadora”) e David O. Russell (“O lado bom da vida”), além de Steven Spielberg (“Lincoln”).

A atriz Jennifer Lawrence foi escolhida como a melhor atriz pela sua atuação no filme “O lado bom da vida”. Esse foi o primeiro Oscar na carreira da artista de apenas 22 anos. Jennifer acabou caindo ao subir na escada quedava acesso ao palco, ao pisar no glamouroso vestido Dior.
Ela tinha como concorrentes Naomi Watts, que atuou no longa “O impossível”, Jessica Chastain, de “A hora mais escura”, Emmanuelle Riva, que protagonizou o longa “Amor” e ainda Quvenzhané Wallis, do filme “Indomável sonhadora”, que, aos 9 anos, se tornou a mais jovem indicada ao prêmio.

Na categoria melhor ator, confirmou-se o favoritismo de Daniel Day-Lewis, por sua atuação no papel título de Lincoln. Essa é terceira vez que o artista ganha a premiação em sua carreira: “Meu Pé Esquerdo” (em 1990) e “Sangue Negro” (2008). Ele tem uma reputação de mergulhar a fundo em seus papéis.
Disputavam na mesma categoria os atores Denzel Washington pela atuação em “Voo”, Hugh Jackman, de os “Os miseráveis”, Bradley Cooper, que protagonizou “O lado bom da vida”, e Joaquin Phoenix, em “O mestre”.

A escolhida como melhor atriz coadjuvante foi Anne Hathaway, pelo seu papel em “Os miseráveis”. Além dela foram indicadas ao Oscar as atrizes Amy Adams em “O mestre”, Helen Hunt em “The sessions”, Jacki Weaver em “O lado bom da vida” e Sally Field em “Lincoln”.

Na categoria ator coadjuvante quem levou a melhor foi Christoph Waltz, em “Django livre”. Ano passado ele levou o mesmo prêmio, por Bastardos Inglórios. Entre os concorrentes que deixou para trás estão Alan Arkin pelo papel em “Argo”, Philip Seymour-Hoffman em “O mestre”, Robert De Niro em “O lado bom da vida” e Tommy Lee Jones, que atuou em “Lincoln”.

ROTEIRO
O longa “Django livre” de Quentin Tarantino foi eleito o melhor roteiro original do Oscar 2013. O trabalho de Michael Haneke no filme “Amor”, John Gatins em “Voo”, Wes Anderson e Roman Coppola em “Moonrise kingdom” e Mark Boal em “A hora mais escura” também foram indicados para a categoria de melhor roteiro. Já o filme “Argo” rendeu a Chris Terrio a premiação de melhor roteiro adaptado. Ele foi preferido entre Lucy Alibar e Benh Zeitlin em “Indomável sonhadora”, David Magee em “As aventuras de Pi”, Tony Kushner em “Lincoln” e ainda David O. Russell em “O lado bom da vida”.


O diretor Ang Lee levou a premiação pelo seu trabalho em “As aventuras de Pi”; Daniel Day-Lewis foi escolhido
melhor ator pela atuação em “Lincoln” . Depois da primeira indicação por Inverno da Alma, Jennifer Lawrence
faturou o Oscar de Melhor Atriz por “O Lado Bom da Vida”

CONFIRA OS GANHADORES DO OSCAR 2013
Melhor Filme – Argo
Melhor Diretor – Ang Lee, por As Aventuras de Pi
Melhor Ator – Daniel Day-Lewis, por Lincoln
Melhor Atriz – Jennifer Lawrence, por O Lado Bom da Vida
Melhor Ator Coadjuvante – Christoph Waltz, por Django Livre
Melhor Atriz Coadjuvante – Anne Hathaway, por Os Miseráveis
Melhor Filme em Língua Estrangeira – Amor (Áustria)
Melhor Filme em Animação – Valente
Melhor Documentário (longa-metragem) – Searching for Sugar Man
Melhor Roteiro Adaptado – Argo
Melhor Roteiro Original – Django Livre
Melhor Fotografia – As Aventuras de Pi
Melhor Direção de Arte – Lincoln
Melhor Figurino – Anna Karenina
Melhor Maquiagem – Os Miseráveis
Melhor Edição – Argo
Melhor Edição de Som – 007 – Operação Skyfall – A Hora Mais Escura
Melhor Mixagem de Som – Os Miseráveis
Melhor Efeito Especial – As Aventuras de Pi
Melhor Trilha Sonora Original – As Aventuras de Pi
Melhor Canção Original – Skyfall, de 007- Operação Skyfall
Melhor Documentário (curta-metragem) – Inocente
Melhor Curta-Metragem – Curfew

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com