Cidades

Alunos da rede municipal de Ipatinga têm ações de prevenção da saúde mental

IPATINGA – A Secretaria Municipal de Educação de Ipatinga – SME realiza nas 47 unidades escolares e nos cinco polos de Educação Integral do município, ações preventivas de promoção à saúde mental e proteção dos alunos em sociedade.

Os psicólogos e assistentes sociais escolares da rede municipal, atendem demandas sobre as necessidades educacionais, pautados por levantamentos realizados pelas equipes diretivas.

Entre as atividades propostas pelos profissionais estão as rodas de conversas com os pais dos alunos, acolhimento às crianças por meio de contação de histórias e musicalização; escutas individuais e atividades coletivas de interação, sempre com o objetivo de promover o desenvolvimento cognitivo e cuidar da saúde mental dos alunos. Além disso, as equipes de psicólogos e assistentes sociais escolares participam, ativamente, colaborando na construção de projetos Políticos Pedagógicos e campanhas institucionais promovidas nas escolas.

“O trabalho da psicologia em educação é muito diverso, temos várias frentes de atuação e temáticas dentro da demanda de cada unidade escolar. As crianças estão em fase de desenvolvimento, então a psicologia no contexto educacional colabora muito na formação do caráter e dos cidadãos que estamos preparando para o futuro”, conta João Paulo Firmino, psicólogo da rede municipal.

A coordenadora de Psicologia e Assistência Social Escolar de Ipatinga, Daniella Cotta Brito, afirma que “o município de Ipatinga é pioneiro na presença dos psicólogos e assistentes sociais nas ações dentro das escolas, a fim de trabalhar as questões relacionadas à saúde mental dos alunos e também dos funcionários atuantes no ambiente escolar”, conclui.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com