Cidades

Jovens lideranças do CSFX debatem ética e meio ambiente

A partir de um Júri Simulado em sala, alunos do CSFX discutiram o Novo Código Florestal

 

IPATINGA – No ano em que o país levanta discussões que chamam a atenção de todo o mundo, com a Rio+20 – a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, e a aprovação do Novo Código Florestal Brasileiro, o Colégio São Francisco Xavier (CSFX) aproveita para colocar em debate a ética e as questões ambientais dentro e fora da sala de aula. No 5º Seminário Jovens Lideranças Ambientais, realizado nesta semana em parceria com o Rotary Clube de Ipatinga, no Centro de Desenvolvimento de Pessoal da Usiminas, alunos da 1ª Série do Ensino Médio/CSFX, do 6º período do curso de Engenharia Ambiental da UNIPAC e do curso técnico em Meio Ambiente do CEST, pais, professores e especialistas da região fizeram das discussões uma oportunidade de reflexão sobre a urgente construção de uma nova relação entre o ser humano e a natureza.

PALESTRA
Ao todo, um público de 350 pessoas assistiu as palestras sobre “Sustentabilidade: uma questão de sobrevivência”, proferida pela professora do CSFX, Shirley Sousa Gomes Silva; e “O Novo Código Florestal Brasileiro”, realizada pelo assessor ambiental da CENIBRA, Jacinto Moreira Lana. “Transmitir o código, que tem uma linguagem complexa, de maneira simples e aplicada a realidade de Ipatinga e aos exemplos da região nos possibilitou aprender ainda mais”, elogia o aluno do CSFX, Eduardo Neves Barbosa Passos.

JÚRI SIMULADO

Para os estudantes da 1ª Série do Ensino Médio do CSFX, o 5º Seminário Jovens Lideranças Ambientais começou dias antes, na sala de aula. Orientados pelos professores de Filosofia, Geraldo Magela da Costa, e de Geografia, Elvira Oliveira Leite de Araújo, eles representaram um Júri Simulado, em que o Novo Código Florestal Brasileiro foi personificado na figura de réu. Com isso, advogados de defesa e promotoria, vividos pelos próprios alunos, puderam expor opiniões, argumentar e debater quais as vantagens e desvantagens do texto aprovado pelo Congresso Nacional, no mês passado, e o que isso impacta na vida do país.
Os argumentos mais elogiados da promotoria e da defesa foram transformados em novos trabalhos pelos alunos envolvidos e apresentados ao público numa Mesa Redonda no Seminário, com a participação de Carlos Eduardo Azeredo Alves e José Ângelo Paganini.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com